Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O Clube Atlético Votuporanguense começou com o "pé direito" jogando em casa na temporada 2012. No amistoso de apresentação da equipe à torcida, realizado no último domingo, no Estádio Municipal Plínio Marin, a Alvinegra venceu a equipe do Jaboticabal Atlético por 2 a 1. A vitória do CAV veio da cabeça do zagueiro Elsinho e do pé de Leandrinho, com gols ainda no primeiro tempo.
Com portões abertos, o público encarou o friozinho e a ameaça de chuva para ver a nova cara da Votuporanguense, que inicia a luta do acesso à Série A3 no próximo domingo, contra o Fernandópolis Futebol Clube. Em campo, o técnico China promoveu alterações com relação aos titulares da equipe que havia ganhado do próprio Jaboticabal, no dia 20 de abril.
Cairo foi ao gol da Alvinegra no lugar de Ivan. Na lateral-direita, Gabriel assumiu a vaga de Erik. Outra mudança foi a entrada do volante João Paulo, no lugar de Carioca. Quando a bola rolou, ficou nítido que o Jaboticabal havia aprendido a lição da última derrota e tratou de marcar o CAV sob pressão.
O meio campo criativo da Alvinegra, com Leandrinho e Willian Baiano, assim como a dupla de atacantes, Romário e Emerson Santos, quase nada conseguiram fazer. Até que aos 18 minutos, em cobrança de escanteio de Leandrinho, a bola foi lançada para o meio da área. O zagueiro Elsinho, "veterano" da equipe do ano passado, subiu mais que o goleiro Juninho e de cabeça, estufou as redes no municipal.
Lance polêmico
Aos 27 minutos, por pouco, o amistoso não terminou mais cedo. A equipe do Jaboticabal ameaçou sair de campo quando Leandrinho ampliou o placar para a Alvinegra. O lance polêmico começou na direita do ataque do CAV. Em um belo lance, Gabriel partiu em velocidade e foi derrubado. O arbitro, da antiga Liga Votuporanguense de Futebol, segundo os jogadores da equipe adversária, teria apitado a falta, o que fez com que a defesa parasse.
Porém, o ataque do CAV seguiu em frente. Willian Baiano ficou frente ao goleiro Juninho e passou a bola para Leandrinho, que em posição irregular, já que havia apenas um zagueiro entre ele e o gol quando recebeu a bola, marcou o segundo. Revoltados com a dupla lambança, os jogadores do "Jotão" decidiram voltar ao jogo, mas também se beneficiaram, tendo dois jogadores expulsos após lances violentos que puderam ser substituídos por outros.
2º tempo
Na segunda etapa, os dois times promoveram diversas alterações. Para terror da zaga do CAV, o Jaboticabal retornou com o habilidoso Samuel no ataque. Aos 23 minutos, o jogador levou dois zagueiros e cruzou rasteiro para o centroavante Saldanha, que marcou o gol de honra do time adversário.
Ao final do jogo, o técnico China classificou como positiva a atuação da equipe, com destaque à tranquilidade da maioria dos jogadores, se apresentando pela primeira vez frente à torcida. "Gostei da tranquilidade dentro de casa. A equipe soube trabalhar a bola. Claro que teve alguns atletas que não apresentaram o mesmo futebol das últimas partidas, mas isso é normal. A reapresentação será na terça-feira (hoje) já visando definir o time para a estreia contra o Fernandópolis", explicou o treinador do CAV.
Ficha técnica
CAV 2 X 1 Jaboticabal Atlético
Votuporanguense: Cairo (Ivan), Gabriel (Douglas), Elsinho, Kéllis, Neto Paulista (Silvano), João Paulo, Sigmar, Willian Baiano, Romário (André) e Emerson Santos (Marcinho)
Técnico: China
Jaboticabal: Juninho (Rodney), Baiano, Willian, João Paulo, Tiago, André, Lucas, Ramon, Saldanha, Vinícius, Renan (Samuel)
Técnico: Rodrigo Fonseca
Gols: CAV - Elsinho (18 minutos do 1º tempo) e Leandrinho (27 minutos do 1º tempo) / Jaboticabal - Saldanha (22 munitos do 2º tempo)