O Ministério da Educação realizou o bloqueio de dotação orçamentária no valor de aproximadamente 30% para os institutos
Os alunos do IFSP de Votuporanga estão vendendo pizzas para ajudar seus colegas (Foto: Divulgação)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Votuporanga sofre com o bloqueio de verbas. O jornal A Cidade apurou que no campus local o bloqueio impacta em todos os serviços e atuações do campus.
Ao jornal A Cidade, o IFSP relatou que com base no Decreto n° 9741/2019, de 29 de março de 2019, o Ministério da Educação (MEC) realizou, no dia 30 de abril, o bloqueio de dotação orçamentária no valor em torno de 30% para as universidades e institutos. “Por isso, a reitoria do IFSP vem a público informar que o bloqueio de 30% do recurso gera um impacto, se mantido até o final do exercício, correspondente a R$ 35 milhões no orçamento”, apontou.
Ainda conforme o Instituto, esta ação poderá comprometer a execução das atividades planejadas de ensino, pesquisa e extensão dos 36 campi. A instituição de ensino explicou que atualmente há um grupo de trabalho dentro do IFSP discutindo os impactos que o bloqueio do orçamento trará para cada um dos campi.
A reitoria do IFSP participa das ações programadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) junto ao MEC e ao Congresso Nacional, com o objetivo de reverter a decisão do bloqueio. Inclusive, na última terça-feira, houve agenda com o secretário da Setec/MEC, Ariosto Antunes Culau, e com o Senado Federal. Nesta quarta-feira, a agenda foi na Câmara dos Deputados. “O IFSP se compromete a manter toda comunidade a par das discussões relativas ao bloqueio do orçamento. As informações serão veiculadas por meio de nota em nosso site institucional”, esclareceu.
Devido ao bloqueio, estudantes do campus local estão em situação de vulnerabilidade social e correm o risco de abandonar os estudos por não terem mais condições de se manterem na cidade, levando em conta que os auxílios moradia, alimentação e transporte foram reduzidos. Os alunos do IFSP-Votuporanga estão vendendo pizzas com o objetivo de angariar fundos e ajudar estes estudantes e outras três instituições da região.