A maior espera é para a chegada da Semana Santa, que representa a venda de um mês inteiro em apenas uma semana
João e Matheus Carrasco, sócios da Pescare e Evandro Bassan, da Peixaria Votuporanga. A variedade de diferentes peixes que a população votuporanguense compra aumentou nos últimos anos. O salmão foi um que caiu nas graças nos votuporanguenses nos últimos tempos. Foto: A Cidade
Da redação
O período da Quaresma, que na tradição cristã se refere aos 40 dias de preparação para a páscoa, é considerado o melhor período de vendas de peixes do ano no Brasil. Por ser um país de maioria católica, ainda existem muitas pessoas que seguem a tradição de, durante esse período, não consumir carnes de animais terrestres nas quartas e sextas-feiras. Para substituir as proteínas “proibidas” nesses dias, os católicos se voltam para os peixes. Isso faz a venda das peixarias do país inteiro disparar, e em Votuporanga não é diferente. O período quaresmal foi iniciado anteontem e vai até dia 3 de abril.
Com esse acontecimento sazonal, as peixarias e supermercados em geral esperam um aumento considerável no consumo de peixes por parte dos cidadãos votuporanguense. De acordo com o IBGE, mais da metade da população maior de 10 anos na cidade é católica.
Para as peixarias de Votuporanga, a expectativa é de aumento significativo durante a Quaresma. Para João e Matheus Carrasco, donos da Peixare, a expectativa é de aumento de 30% a 40% durante o período. Apesar dessa expectativa, um aumento de preços não está em vista, já que “o preço vem bem controlado, já faz uns pares de meses aí que ele vem se mantendo”, comenta João.
Os tipos de peixes mais vendidos não mudam muito, sendo os filés que a população votuporanguense está mais acostumada, como a tilápia, corvina, panga e espécies da região como o porquinho. Apesar disso, de acordo com os donos da Peixare, o salmão caiu nas graças do consumidor, apesar do preço.
Um mês em uma semana
Por maior que seja o aumento na Quaresma, nada se compara à Semana Santa. A expectativa é que seja vendida a mesma quantidade que se vende em um mês, durante apenas uma semana. E por mais que o bacalhau seja o mais famoso, devido à influência portuguesa no Brasil, o preço mais alto do peixe afasta a maioria dos consumidores que preferem se manter, principalmente, na tilápia.
Porém, outra espécie tem aparecido como concorrente, principalmente pelo preço mais acessível. O panga, ou pangasus, é um peixe que tem crescido no gosto da população, possui preço que costuma ser metade da tilápia, e qualidade comparável.
Segundo ano de aumento de vendas
Conforme os anos vão passando, existe a impressão de que menos e menos pessoas estão seguindo as tradições religiosas. De acordo com peixeiros, isso não é verdade. Houve um aumento significativo na venda de peixes durante a quaresma do ano passado em comparação a 2024, e a expectativa é que esse ano seja ainda melhor que o anterior, já que as vendas na Quarta-feira de Cinzas já foram maiores que no mesmo dia do ano passado.