Festa que relembra os antepassados, tradicional entre os japoneses, começa a partir das 20 horas
Da Redação
Neste ano a comunidade japonesa de Votuporanga comemora a realização de 40 edições do Bon Odori, festa tradicional no Japão para agradecer aos antepassados, a colheita, a fartura de alimentos, a saúde, o trabalho e a natureza.
A 40ª edição da festa acontece hoje, a partir das 20 horas, em um novo espaço, o Ginásio "Jane Maria de Lacerda Soares", o CSU (Centro Social Urbano), com entrada gratuita.
Reserva de mesas pelo telefone 3421-3563, com Kasuo Fukuyama. Na festa serão comercializadas comidas típicas da culinária japonesa, além espetinhos, pasteis e outros.
Haverá também a venda de bentôs, um espécie de marmita japonesa com diversas comidas típicas. Cada bentô (marmita) custará R$ 12. A renda do bar será revertida para o departamento de gatebol da Associação Nipo Cultural Esportiva de Votuporanga (Ancevo).
Na oportunidade, a jovem Natália Hashimoto Yoshida passa a faixa de rainha para a irmã Mariana Hashimoto Yoshida. Haverá também apresentação do grupo de Taikô local e a animação das danças fica por conta de um conjunto musical de São José do Rio Preto.
No ano passado o evento recebeu mais de 1500 pessoas vindas de diversas cidades da região, como Jales, Palmeira d'Oeste, Santa Fé do Sul, Urânia, Fernandópolis, Pereira Barreto e Ilha Solteira.
Tradição
Integrante do departamento de dança, a senhora Tieko Yoshioca explica que o evento começou com um encontro pequeno entre japoneses que queriam agradecer a seus antepassados com danças típicas. "A festa foi ganhando proporção e se tornou tradição, primeiro no Japão, e hoje está presente onde estão os descendentes da cultura. No idioma oriental "Bon" significa finados e "Odori" dança.
Cada coreografia apresentada na festa tem um significado especial, como por exemplo, a árvore cerejeira, tradicional no Japão. "Dançamos a terceira música em homenagem às flores da cerejeira", explica.
Apesar da referência ao dia dos finados, durante o Bon Odori são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante a festa, voltando das grandes cidades aos seus lugares de origem.
No Brasil, o Bon Odori se difundiu através do imigrantes japoneses que desejavam dar continuidade às tradições de sua terra natal.