Dois terços dos trabalhadores brasileiros utilizam transporte público todos os dias
O sufoco que milhões de brasileiros enfrentam todo o dia para chegar no trabalho ou na escola. Uma pesquisa da Proteste, em oito capitais, calculou o tempo de deslocamento dos passageiros e de espera pela condução.
A pesquisa confirma a dura realidade de quem depende de transporte público no Brasil. Dois terços dos trabalhadores brasileiros utilizam transporte público todos os dias, principalmente ônibus. E a insatisfação é geral nove em cada dez viagens atrasam. E o tempo médio gasto para ir e voltar do trabalho é de uma hora e vinte minutos.
Das oito capitais pesquisadas, o Rio de Janeiro é aquela onde o tempo médio das viagens é maior: mais de uma hora e meia, seguida de Recife, Salvador e São Paulo.
“Mesmo nas melhores cidades, ou mesmo nas capitais mais bem avaliadas, a satisfação ainda é muito baixa. A mais bem avaliada foi Curitiba, o sistema de transporte de Curitiba, com o sistema integrado e ainda assim a nota de satisfação foi relativamente baixa”, afirma a responsável pela pesquisa Talita Trindade.
Fábio pega quatro ônibus por dia para ir e voltar do trabalho no Rio. Uma viagem que já começa cansativa.
“Condição zero. Tudo abafado, falta de ar condicionado.
O Bom Dia Brasil flagrou um momento tenso, nesta estressante rotina de viagens.
Policial: Desce! Desce Está abusando para c.... Desce! Vai pra lá, encosta ali.
No entra e sai dos ônibus, Fábio vai acumulando horas de cansaço e insatisfação. “Mas chegar no trabalho atrasado. E a forma como você vai enfrentar o estresse diário no trabalho”, afirma o analista de sistemas Fábio Rodrigues
A pesquisa também revelou o tempo de espera pelo transporte público nas oito capitais. Recife lidera o ranking, com 35 minutos em média, seguida de Salvador e Rio de Janeiro.
“O fluxo de ônibus poderia ser maior, tanto no decorrer da semana quanto nos finais de semana que eu acredito também que no final de semana é reduzido a quantidade”, diz um homem.
Embora todas as modalidades de transporte, tenham sido avaliados negativamente, segundo a pesquisa, entre trens, barcas, metrô. Em todo o país, os ônibus foram os maiores vilões, na opinião dos entrevistados.
“As notas são baixíssimas e aí os atributos avaliados negativamente variam de tempo de espera e duração das jornadas, os engarrafamentos, descasos com passageiros e por aí vai”, afirma Talita Trindade.
A Secretaria Municipal de Transportes do Rio informou que obras estão sendo feitas em toda a cidade para melhorar a qualidade do serviço. O sistema de transporte público do Recife disse que serão realizados estudos para um planejamento mais adequado dos transportes na região. A SP Trans afirmou que faz investimentos em melhorias e que no ano passado houve uma queda de 45% no número de reclamações.