Projeto mantido pela Secretaria de Esportes da Prefeitura acontece no Parque Aquático do bairro Colinas
A escolinha de natação “Crescendo para o Bem/Facchini” mantida pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Votuporanga, em parceria com o Governo do Estado, vislumbra passos mais largos para seus atletas em 2013. Segundo Luis Augusto Silva Garcia, o Xaninho, coordenador do projeto que conta com cerca de 400 alunos, “diferentemente do futebol onde as crianças que se iniciam no esporte têm seu talento reconhecido com rapidez, na natação os alunos necessitam de um tempo maior para lapidação e os resultados não são imediatos”. Porém, o projeto que funciona no Parque Aquático do Complexo Esportivo “Prof. Luiz Carlos Toloni”, no Bairro Colinas, começa a dar sinais de que os garotos devem brilhar já neste ano.
Para o professor Antonio Benjamin da Silva, o Toninho, “o comprometimento de profissionais e alunos envolvidos são os responsáveis pelo sucesso do projeto que iniciou no fim do ano passado”. Muitos alunos chegam sem a base do esporte e depois de pouco tempo de treinamento se destacam passando para a etapa de aperfeiçoamento e treinamento visando competições que são disputadas na região e também os Jogos Abertos e Regionais.
Toninho comenta que alguns talentos já podem ser identificados na Escolinha. Vitor Ribeiro, morador do Colinas, chegou até as aulas por intermédio de uma tia e já sonha alto, pensa em se tornar um grande nadador no futuro. Heloisa Kiemi Ferreira Bento espera que no futuro possa colher os frutos de seus treinamentos que segundo ela são a chave do sucesso no esporte.
A expectativa dos professores é de que até o meio do ano a equipe conte com cerca de 60 atletas qualificados para disputar as competições. As aulas acontecem de terça a sexta-feira no Complexo Toloni das 17 às 19 horas e as inscrições podem ser feitas no local.
O projeto é realizado por meio de convênio com o Estado, que repassa verbas oriundas de arrecadação de ICMS de empresas para prefeituras. Mais informações pelos telefones (17) 3426-1200 ou (17) 3423-4891.