Classificada, equipe alvinegra quer terminar a 4ª fase mantendo a invencibilidade dentro de casa
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Após o turbilhão de emoções da última semana, hoje é dia de tranquilidade no Estádio Municipal Plínio marin, principalmente pelos lados do Clube Atlético Votuporanguense e sua fanática torcida. O time entra em campo, às 10h, contra o Sport Barueri, como a única equipe classificada à 4ª fase pelo Grupo 14. Apesar disso, o técnico China afirmou que quer a vitória para manter a invencibilidade em casa e entrar forte na etapa decisiva da competição. A Rádio Cidade 1190 transmite.
Depois de quase quatro meses de disputa e mais de 300 jogos, neste domingo serão conhecidos todos os oito clubes que disputarão a fase decisiva do longo Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Quatro clubes já têm vaga garantida (CAV, Novorizontino, José Bonifácio e São Vicente), enquanto outros nove brigam pelas quatro vagas restantes. Américo, Guarujá e Jaboticabal são os únicos que chegam à última rodada sem chances de classificação. Todos os jogos acontecem às 10 horas.
Na quarta fase os oito clubes classificados serão divididos em duas chaves com quatro times cada. As equipes se enfrentam dentro de suas chaves em jogos de ida e volta, e os dois primeiros de cada chave garantem o acesso à Série A3 em 2013, enquanto o vencedor de cada grupo faz a final.
Três para uma vaga
No Grupo 14, o CAV, líder com nove pontos, já está classificado, e entra em campo contra o vice-líder Sport Barueri, que soma seis pontos, apenas para sacramentar o primeiro lugar. Já o adversário precisa da vitória para avançar de fase. Um empate pode até ser suficiente para o Barueri, desde que no jogo entre Osasco e Nacional não sai vencedor.
Se o Sport Barueri não vencer, a segunda vaga da chave ficará com o vencedor do confronto. Ambos têm cinco pontos, mas o Osasco é o terceiro colocado por conta do saldo de gols ( 0 a -1). O Nacional, no entanto, tem a vantagem de jogar em sua casa, no estádio Nicolau Alayon. Se este jogo empatar e o Sport Barueri perder, os três terminarão com seis pontos, e o Osasco fica com a vaga pelo saldo.
Todo mundo na briga!
O Grupo 15 é o único que chega à rodada final sem nenhum classificado e com todos tendo chances de classificação. Por isso, os classificados desta chave sairão do confronto direto. Líder com oito pontos, o Joseense recebe o Sumaré, segundo colocado com seis pontos. Um empate garante a classificação do Josense, que vem embalado por duas vitórias seguidas. O Sumaré também só depende de si e se classifica com uma vitória. Um empate entre Joseense e Sumaré pode até classificar os dois senão houver vencedor no outro jogo.
No outro jogo da chave, o lanterna Fernandópolis, que possui cinco pontos, pode ser eliminado mesmo se vencer o Mauaense, terceiro com seis, desde que o Sumaré conquiste os três pontos. Já o Mauaense, terceiro colocado com seis pontos, se classifica com uma vitória independente de qualquer resultado do outro jogo. Um empate também pode bastar, mas neste caso o Sumaré tem que perder para o Joseense.
Galo Azul com a mão na vaga
No Grupo 17, o líder São Vicente já está classificado, e a briga pela última vaga fica entre Olímpia e Tupã. Segundo colocado com oito pontos, o Galo Azul recebe o líder, que deverá poupar vários titulares, e só precisa de uma vitória. Já o Tupã, terceiro colocado com seis pontos, enfrenta em casa o eliminado Jaboticabal. Além de vencer, o Tricolor tem que torcer para que o Olímpia tropece no São Vicente.
Mas mesmo se perder e for superado pelo Tupã, o Olímpia pode conseguir a vaga fora de campo. É que na segunda-feira o Tupã vai ser julgado no Tribunal de Justiça Desportiva pela suposta escalação irregular do zagueiro Jorge Miguel contra o próprio Olímpia e pode perder pontos.
Só falta a liderança
Por fim, o Grupo 16 é o único que está tudo praticamente definido. Novorizontino, líder com 11 pontos, e José Bonifácio, segundo colocado com 10, já estão classificados. Resta saber somente quem termina na primeira posição. O Novorizontino joga em casa diante do Américo, terceiro colocado com quatro pontos, e garante a ponta com uma vitória.
O José Bonifácio, por sua vez, enfrenta o Guarujá, lanterna com três pontos, fora de casa, e além de vencer tem que contar com um improvável tropeço do Novorizontino para fechar a terceira fase na liderança. Sabendo da chance remota, o técnico Pinho já adiantou que irá poupar titulares do José Bonifácio. (Com informações de Futebol Interior)
Confira os jogos:
10 horas
Olímpia x São Vicente
Joseense x Sumaré
Tupã x Jaboticabal
Fernandópolis x Mauaense
Novorizontino x Américo
CAV x Sport Barueri
Guarujá x José Bonifácio
Nacional x Osasco