Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Votuporanguense conquistou a terceira vitória no Campeonato Paulista da Segunda Divisão ao vencer o Tanabi Esporte Clube, no último domingo (20), no Estádio Prefeito Alberto Victolo. O resultado deixou o time local na liderança isolada do Grupo 1 com nove pontos e mais tranquilo para o próximo desafio, no final de semana, contra o Grêmio Prudente.
Na partida de Tanabi, todos os olhos estavam em Túlio Maravilha, mas quando a bola rolou, o que se viu foram os donos da casa praticamente com dez homens em campo. O ataque tocou na bola apenas duas vezes e nem representou perigo ao gol de Cairo. Por outro lado, o "endiabrado" João Paulo era o mais perigoso.
Já a Alvinegra atuou com uma nova formação, mais defensiva, com três zagueiros e dois volantes. Mesmo assim, jogadas trabalhadas entre Marcinho, Romário e Willian Baiano deram trabalho ao goleiro Vinícius. Os atacantes, assim como Emerson Santos tiveram chances de abrirem o placar, que não saiu do zero na primeira etapa.
No segundo tempo, o "apagado" Túlio deu espaço no time do Tanabi para a entrada de Claudecir. A ideia dos donos da casa era tentar sufocar a Alvinegra e conquistar a vitória. A expectativa aumentou quando aos três minutos da etapa final, Sigmar, que havia sido advertido com cartão amarelo no primeiro tempo, acabou tocando a mão na bola e foi expulso.
Com um a menos, o CAV se fechou e armou a armadilha para tentar matar o jogo em um contra-ataque. Após instantes de pressão do Tanabi, a Alvinegra foi ao ataque apostando nas bolas altas, até que, em uma jogada confusa, o atacante Romário subiu junto com o zagueiro João Neres, que foi infeliz e cabeceou a bola contra a própria meta, cobrindo o goleiro Vinícius, que nada pôde fazer. Gol contra e festa da volumosa torcida alvinegra presente no estádio.
Daí por diante foi só pressão. O sistema defensivo do CAV mostrou seu valor com uma partida consagradora de todos os atletas, especialmente os zagueiros Alex, Elsinho, Kelis e Silvano (que entrou no segundo tempo), do volante João Paulo e Emerson Santos. Decisivo nas duas partidas anteriores, o goleiro Cairo foi soberano mais uma vez, fez defesas milagrosas e soube segurar o jogo de maneira inteligente.
Com o "ferrolho" armado, e empurrado por sua torcida, que estava atrás do gol de Cairo, o CAV segurou o resultado heroicamente, que se manteve em 1 a 0 até o final. Em toda a Segunda Divisão, apenas a Votuporanguense e o José Bonifácio seguem com 100% de aproveitamento. O elenco do CAV se reapresenta hoje, com treino físico agendado para às 10h, no Clube dos 40.
Ficha Técnica
Tanabi E.C. 0 x 1 CAV
Tanabi: Vinícius, João Neres, Capixaba (Diogo), Patrick, Bahia, Ricardo, Thiago, Wilton Mineiro, Túlio Maravilha (Claudecir), Marcelo (Luan)e João Paulo. Técnico: Xandy.
CAV: Cairo, Elsinho, Alex, Kelis, Neto Paulista (Silvano), Sigmar, João Paulo, Emerson Santos, Willian Baiano, Romário (André Soares) e Marcinho (Gabriel). Técnico: China
Gol do CAV: João Neres (13min do 2º tempo), contra.
Cartões Amarelos: CAV - Sigmar (2), Kelis, João Paulo e Emerson / Tanabi - Thiago, Bahia
Cartão Vermelho: CAV - Sigmar.
Box 2
Resultados
Itapevi 1 x 1 Elosport
S. Bernardo 1 x 2 S. Vicente
Guarujá 1 x 0 Portuguesa
Osasco 5 x 2 Guarulhos
Mogi 3 x 4 Manthiqueira
Primavera 0 x 1 Desportivo
Nacional 1 x 2 Suzano
Sumaré 2 x 0 Cotia
Tupã 0 x 3 Fefecê
Araçatuba 1 x 2 Prudente
Pirassununguense 0 x 0 Radium
Jaboticabal 1 x 1 Olímpia
Tanabi 0 x 1 CAV
Jabaquara 2 x 0 Mauaense
ECUS 0 x 2 União FC
Joseense 1 x 0 Jacareí
Atibaia 4 x 0 Barueri
Novorizontino 2 x 0 Matonense
Américo 1 x 0 Lemense
J.Bonifácio 2 x 1 Taquaritinga