Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O time de guerreiros do Clube Atlético Votuporanguense começou a terceira fase do Paulista da Segunda Divisão na melhor forma possível. A vitória por 3 a 1 contra a excelente equipe do Capivariano foi um teste cardíaco para o torcedor, que ainda não viu a equipe perder em casa, em 2011. A vitória também valeu a liderança do Grupo 13, ao lado do Primeira Camisa de São José dos Campos. Hoje, o elenco da Alvinegra viaja para Jacareí, onde enfrenta o time da casa amanhã, às 10 horas, pela segunda rodada.
O Capivariano, melhor time da segunda fase, mostrou sua qualidade logo no início da partida. Aos seis minutos, o artilheiro Romão colocou o “Leão da Sorocabana" na frente do placar, de cabeça, após escanteio. Mas, a reação da aguerrida equipe do CAV veio três minutos depois. Em jogada pela esquerda, Thauan passou para Mandagua que levou à linha de fundo e cruzou. Carlos Henrique dividiu no alto com a zaga e com o goleiro Douglas e conseguiu marcar, deixando tudo igual.
O bom duelo do primeiro tempo não se repetiu na etapa final. Com atuações abaixo da média de Manjinha e Uélison e com o toque de bola irresistível do time de Capivari, a Alvinegra foi recuando, para o desespero de Polozzi, que gritava incansavelmente, tentando levar o time ao campo de ataque.
Tal postura resultou em sufoco e, para todos os mais de 2100 torcedores, a impressão era que a derrota viria a qualquer momento. Buscando armar o bote, Polozzi sacou Manjinha e Carioca e investiu em Natan e Robson Baiano.
Virada
Até que, aos 39 minutos, a alteração deu resultado. Robson mandou um chute perigoso, que foi rebatido pelo goleiro de Capivari. O artilheiro Carlos Henrique pegou a sobra e encheu o pé, mandando a bola pro fundo do gol, para delírio da torcida alvinegra.
Minutos depois, aos 43 minutos, Robson fez fila e só parou ao ser derrubado na área.
Pênalti. O irreverente Thauan que, junto com Elsinho, surpreendeu com um cabelo à la "Chimbinha", cobrou firme e marcou seu oitavo gol na competição. A vitória,
manteve a Votuporanguense invicta no Estádio Plínio Marin, em 2011, onde soma 14 gols marcados nos últimos quatro jogos. Na tabela, tem os mesmos três pontos do Primeira Camisa, que no sábado venceu o Jacareí por 2 a 0, mas o CAV lidera o grupo, por ter mais gols marcados.
Em busca do título
Ao final da partida, o treinador José Fernando Polozzi enalteceu a garra dos jogadores e afirmou que o título do campeonato também é um objetivo. "O acesso é importante, mas a gente quer o título. A vontade dessa garotada é fora do comum. É de quem quer ser campeão. Não precisamos fazer um espetáculo, mas precisamos vencer", afirmou.
Jacareí x CAV
Apesar da emocionante vitória, não existe tempo para festa. Os jogadores se reapresentaram ontem para treinos físicos, na chácara em Simonsen, e viajam às 6 horas de hoje para Jacareí, onde se concentram para a partida. O jogo contra o time da casa acontece nesta quarta-feira, feriado, às 10 horas da manhã, com transmissão da Rádio Cidade. A Tura (Torcida Uniformizada Raça Alvinegra) informa que pelo menos dois ônibus com torcedores partem para Jacarei.
Ficha técnica
Votuporanguense 3 x 1 Capivariano
CAV: Cairo; Elsinho (Pedro), Rufino e Vitor Hugo; Manjinha (Natan), João Gabriel, Evison (Robson), Uélison e Mandágua; Carlos Henrique e Thauan.
Técnico: José Fernando Polozzi.
Capivariano: Douglas; Oliveira, Kelisson, Guilherme (Lucas) e Pedro Henrique (Reginaldo); Régis Renan, Adoniran, Willian (Ivanzinho) e João Paulo; Alamir e Romão.
Técnico: Jenildo Cavalcanti.
Gols: Romão (CAP), aos 6' 1T, Carlos Henrique (CAV), aos 9' 1T e 39' 2T, Thauan (CAV), aos 43' 2T.
Resultados
CAV 3 x 1 Capivariano
Guaçuano 1 x 1 Barretos
Fefecê 2 x 0 Desportivo
Olímpia 0 x 0 Independente
ECUS 0 x 0 Portuguesa
Primeira Camisa 2 x 0 Jacareí