** A disputa pelo caneco está escancarada, afinal os três primeiros venceram seus jogos neste domingo. Eu quero que o campeonato continue assim, emocionante e que seja decidido aos 45 do segundo tempo da última rodada, o que mandaria muitos tocedores paras as UTis do Brasil. Brincadeiras à parte, a decisão está sendo empurrada para a rodada seguinte, o que é interessante e o grande pega da próxima é Corinthians x Cruzeiro, que lamentavelmente será sábado e não domingo, no Pacaembu. A Globo quer transmitir, mas pode encontrar resistência nos assinantes do canal pago, SPORTV, mas não se descarta essa possibilidade devido ao grau de importância do duelo e audiência que ele representaria para a emissora. Começando a destacar os jogos, no Rio, o Fluminense fez logo 1 a 0, sofreu pressão e quase cedeu o empate mas no final manteve-se na frente. O Cruzeiro enfrentou o Vitória e a temperatura de 37 graus de Salvador venceu com grande atuação de Thiago Ribeiro, que não fez o gol, mas foi presenteado pelo árbitro Paulo Henrique Godoy Bezerra já que seu cruzamento foi desviado por Jonas. O time mineiro segue muito vivo, venceu a oitava fora de casa, e a de Salvador deixou o Vitória perto dos rebaixáveis. No clássico Paulista, o dominio do Corinthians no primeiro tempo lhe deu a vitória e quando o São Paulo acordou,
Julio Cesar se destacou. O goleiro do Corinthians, aos poucos, faz sua torcida esquecer Felipe, ídolo na posição quando Júlio era reserva. Elias marcou de novo contra o São Paulo, o que tem se tornado rotina e o tricolor pelo visto não foi jogar, depois de muitas seguidas, uma Libertadores. Na zona do rebaixamento, restam duas vagas e vários candidatos já que Grêmio Prudente e Goiás trataram de
garantir suas vagas na segundona do ano que vem. O Atlético Mineiro não poderia, mas empatou com o Santos, mas pode ser salvo por adversários piores como Avaí e Guarani. Falando em Guarani, faz tempo que eu não transmitia um jogo tão ruim como foi Palmeiras 1 x 0 Guarani, em Barueri. O time titular do Verdão já é fraco, então como seria jogar com os reservas? Felipão, corretamente poupou o que tem de melhor para pegar o Atlético Mineiro pela Sul-Americana amanhã, e o Bugre que começou bem o campeonato e vinha bem, despenca rumo a segundona. O jogo foi ruim e fiquei com a sensação de que ele durou umas 4 horas. Como ainda saía de uma gripe daquelas, posso estar exagerando, mas que este jogo foi ruim, foi.
** Parece que Carlos Eugênio Simon será mesmo comentarista de arbitragem de TV, a partir do ano que vem, mas não da Globo. Durante São Paulo x Corinthians, Luciano do Valle deixou no ar que ele será da Band, o que é surpreendente, afinal ele estaria apalavrado com a Globo desde o início de 2.010. Simon ainda poderia ser chefe da arbitragem nacional ou então ocupar algum cargo politico no Rio Grande do Sul, colocado por seu padrinho, Olivio Dutra. Esperemos o que acontecerá, enquanto isso ele segue apitando em todas as rodadas e de preferência, partidas com grande atenção como foi o clássico do Morumbi.
** Leonardo Gaciba estreou como comentarista neste final de semana pela rádio Gaúcha de Porto Alegre na goleada do Grêmio sobre o Ceará no Olimpico.
** Ambiente carregado na Globo com a escalação de Milton Leite para narrar o clássico, afinal Luis Roberto saiu do jogo Avaí x Botafogo, Rogério Correia narrou Vitória e Cruzeiro e Cléber Machado, o titular em São Paulo, teve que fazer futsal pela manhã e o jogo de Santa Catarina depois. Luis Roberto ficou com o vôlei. A chiadeira foi geral por Milton ganhar logo de cara, um clássico e não um jogo intermediário. E pelo o que soube, não assisti, ele mandou bem, o que é natural, afinal é um grande profissional.
** Rodada do final de semana foi desmembrada graças ao amistoso da Seleção contra a Argentina, e para que os clubes não percam seus principais jogadores, a CBF colocou grandes jogos no sábado. Corinthians x Cruzeiro, que promete ser o duelo da rodada, será no sábado e pior, no domingo não teremos nenhum jogo na cidade de São Paulo. O sábado ainda vai ter Santos x Grêmio e Atlético Mineiro x Flamengo.
** Na Fórmula 1, o GP do Brasil foi chato para nós, afinal nenhum piloto brazuca ganhou alguma coisa, mas a decisão deste domingo pronete ser quente entre os três pilotos que brigam pelo título da temporada. Por causa das armações da Ferrari, estou torcendo por Vettel.