André Nonato
andre@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Nasser Marão Filho recebeu convidados ontem pela manhã na Secretaria da Cidade para anunciar que Votuporanga receberá nos dias 4 e 5 de setembro a 21ª edição do Rallye da Independência, considerada uma das maiores provas off-road de regularidade do interior paulista. Também participaram do encontro o secretário de Esportes e Lazer de Votuporanga, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, e o organizador e idealizador do Rallye, Antonio Molina.
Na edição deste ano pela primeira vez em sua história o Rallye passará por Votuporanga. A saída está prevista para acontecer às 9 horas do dia 4 em frente ao Centro de Convenções de São José do Rio Preto, com chegada em Votuporanga no final da tarde, após percorrer estradas de terra de toda a região. O QG dos participantes do Rallye da Independência em Votuporanga será o recinto de exposições "Presidente Costa e Silva", onde haverá shows musicais e outras atividades. No dia 5, os competidores retornam para Rio Preto. São esperados para essa edição cerca de 600 participantes, conduzindo 200 carros e 100 motocicletas pelas estradas de terra em um percurso de 400 quilômetros. Disputada como prova de regularidade, a competição será divida em três categorias (Iniciantes, Graduado e Especial) e poderão participar carros 4x4, 4x2, motocicletas e quadriciclos.
De acordo com o organizador do evento, Antonio Molina, cada ano o Rallye da
Independência passa por uma município da região e a escolha de Votuporanga para esta edição se deu pela boa infraestrutura que o município oferece aos turistas. "É um nível diferente, pois Votuporanga tem hotéis, comércio forte. É uma parceria com a Prefeitura de Votuporanga que já é vencedora", explicou Molina.
O idealizador do evento explicou ainda que o Rallye da Independência é feito com o objetivo de chamar toda a família, principalmente por ser uma competição em que a regularidade é que indicará o vencedor, e não a velocidade. "O rali hoje em dia virou uma coisa para a família. Tem competidor que leva no carro o filho, a mãe, a sogra, todo mundo", ressaltou. Para a competição deste ano já estão inscritas pessoas de toda região, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e outros estados.
O prefeito revelou ser uma satisfação receber o Rallye da Independência pela primeira vez em Votuporanga. Ele ainda destacou o apoio ao esporte durante sua gestão na Prefeitura. "É fundamental o apoio ao esporte em todos os níveis, tanto profissional quanto amador", salientou Marão. "Que nos próximos anos consigamos trazer o Rallye novamente para Votuporanga", completou Marão.
Para o secretário de Esportes e Lazer, Mineiro, a realização do evento não traz
benefícios apenas para quem participa, lembrando da importância que esse tipo de
evento é para o turismo local, pois além dos pilotos, tem os familiares que
acompanham os competidores. "Quando era secretário da outra vez fizemos o 1º
Rally de Regularidade e parávamos em uma pousada em Cardoso. Mesmo o pessoal que não participava ia até lá para encontrar os familiares, ou de curiosidade, para ver como está indo a classificação. E como a parada desta vez é aqui está prevista a vinda de gente de Tanabi, Rio Preto, Araçatuba, porque vem pilotos do Brasil inteiro. Tenho certeza que a cidade vai ganhar muito", finalizou.
A organização do evento será feita pela Associação de Esportes Motorizados de São José do Rio Preto, com a supervisão da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) e FPM (Federação Paulista de Motociclismo), além de contar em Votuporanga com o apoio da Prefeitura e dos organizadores do Rallye do Bode. Durante o evento, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Votuporanga terá exclusividade para explorar os serviços de estacionamento e praça de alimentação.
Para os interessados em se inscrever, o site da organização é o www.rallyedaindependencia.com.br/2010/