Nos 12 primeiros dias de fevereiro já choveu 88% do esperado para o mês inteiro; previsão indica Carnaval sem chuva
Essas chuvas são resultado da Zona de Convergência do Atlântico Sul, e fez chover 105,66mm em quatro dias. Foto: A Cidade
Da redação
O mês de fevereiro em Votuporanga já é considerado um dos mais chuvosos dos últimos anos, mesmo sem ter chegado na metade do mês. Os números são do Instituto Agronômico do estado de São Paulo e do Climatempo.
Toda essa chuva contrasta com o mês de janeiro, no qual choveu apenas 162,05mm no mês, que foi somente 68% do esperado (258mm). Já entre os dias 7 e 10 deste mês, foram registrados 105,66mm de chuva, uma quantidade que em meses mais secos, como abril e setembro, não chove no mês inteiro.
Essa quantidade excessiva de chuva em apenas quatro dias foi resultado de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a ZCAS “é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão. Definida como um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do País.” O instituto também informa que a duração desses eventos é entre quatro e dez dias, com o total de precipitação durante esse período passando dos 100mm.
Chuvas do último final de semana
Apesar de não terem sido registradas precipitações de grande intensidade, alguns estragos foram observados em diferentes pontos da cidade, como a queda de árvores. As informações foram apuradas pela reportagem do jornal
A Cidade junto à Defesa Civil do Município, que acompanha a situação desde o início do período chuvoso. O órgão informou que, mesmo sem temporais fortes, o solo encharcado contribuiu para a queda de árvores, além de outros transtornos pontuais.
Durante o período de chuvas, a Defesa Civil recomenda que a população adote medidas preventivas para reduzir riscos e garantir a segurança. É orientado acompanhar os alertas meteorológicos e comunicados oficiais, pois eles informam sobre a possibilidade de chuvas intensas, alagamentos ou deslizamentos. Em áreas sujeitas a enchentes, a recomendação é evitar atravessar ruas alagadas, não permanecer em locais baixos e desligar a energia elétrica ao perceber a entrada de água nas residências. Também é indicado manter calhas, ralos e bueiros desobstruídos, além de descartar o lixo corretamente, para facilitar o escoamento da água da chuva.
Previsão para o Carnaval
Por enquanto, os foliões de Votuporanga podem ficar aliviados. De acordo com o Climatempo, hoje pode chover de manhã, mas após isso o tempo segura firme com sol e nuvens até segunda-feira (16). No último dia de festa pode ser que chova durante parte da tarde, mas nada que possa esfriar a festa. É importante lembrar que os dados da meteorologia são atualizados todos os dias e essas são apenas previsões, podendo sofre alterações com o tempo.