Números apurados pela reportagem do jornal A Cidade apontam volume equivalente a um documento por habitante ao longo do ano
O total exato de atestados médicos emitidos no ano foi de 107.437. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Em meio a polêmicas sobre emissão de atestados médicos, a rede pública de saúde de Votuporanga emitiu mais de 100 mil documentos desse tipo ao longo de 2025 e, considerando que o município tem cerca de 100 mil habitantes, o volume representa, em média, um atestado por pessoa, de acordo com dados apurados pela reportagem do jornal A Cidade.
O total exato de atestados médicos emitidos no ano foi de 107.437 – portanto, o número de atestados médicos emitidos na cidade em um ano deve ser muito maior, já que essa quantidade levantada pela reportagem não considera os atestados emitidos na rede particular. Quando distribuído ao longo dos 365 dias do ano, o volume corresponde a uma média superior a 294 atestados emitidos por dia.
Do total contabilizado, 88.411 atestados foram emitidos exclusivamente nos órgãos de saúde sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde. Estão incluídos nesse levantamento os Consultórios Municipais, conhecidos popularmente como postos de saúde, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Mini-hospital do Pozzobon, do Dengário – que atualmente não está mais em funcionamento –, do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e do SAE (Serviço de Atendimento Especializado).
Já a Santa Casa de Votuporanga foi responsável pela emissão de 19.026 atestados médicos no mesmo período, número que também integra o total geral apurado. Os dados revelam a dimensão da demanda por atendimentos médicos e pela consequente necessidade de afastamento formal de atividades por motivos de saúde no município ao longo de 2025.