A secretaria de Direitos Humanos realizou uma reunião com diversos órgãos para definir as estratégias de fiscalização
A secretaria de Direitos Humanos realizou uma reunião com diversos órgãos para definir as estratégias de fiscalização (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Uma força-tarefa, envolvendo a Polícia Militar, o Conselho Tutelar e outros órgãos municipais, realizará uma espécie de “batida” contra a “farra” de crianças e adolescentes que estão bebendo e fumando nas feiras livres de Votuporanga. A iniciativa foi definida ontem, em uma reunião promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e representantes dos órgãos envolvidos.
A reação ocorre após a repercussão das denúncias do A Cidade sobre as práticas ilegais que são observadas cotidianamente, principalmente às quintas-feiras, na Feira da São Bento, e às terças-feiras, na Feira da Santa Luzia. Após série de reportagens, a Câmara Municipal também reagiu e cobrou a fiscalização dos órgãos competentes, principalmente do Conselho Tutelar.
Como reação, ainda na semana passada o secretário de Direitos Humanos, Nilton Santigo, se reuniu com conselheiros tutelares para alinhar estratégias preventivas e definir as atribuições de cada órgão diante da situação. Este encontro deu origem á reunião de ontem, onde foram discutidas medidas de conscientização, fiscalização e prevenção voltadas à proteção de adolescentes e à redução dos riscos relacionados ao consumo irregular de álcool e à comercialização de produtos com metanol, substância altamente tóxica.
Como encaminhamento, foi definida uma ação conjunta de conscientização (uma espécie de batida), que será realizada na quinta-feira (23), a partir das 19h, na Praça São Bento e arredores, com apoio da Polícia Militar, Conselho Tutelar, Procon, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Posturas.
A iniciativa promoverá uma campanha educativa sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, além de orientações sobre armazenamento e manipulação adequados desses produtos em feiras e comércios locais. Serão distribuídos panfletos informativos voltados a comerciantes, pais e adolescentes, reforçando a importância da responsabilidade e do respeito à legislação.
“A proteção da vida e dos direitos dos nossos adolescentes é uma responsabilidade compartilhada. A parceria entre as secretarias, forças de segurança e órgãos fiscalizadores é essencial para prevenir situações de risco e promover uma cultura de cuidado e responsabilidade”, afirmou Nilton Santiago.