Elaine Cristina Ferreira de Oliveira lançou o livro “Contos Infantis Modernos para Crianças Espertas”, resultado de uma profunda pesquisa
A artista votuporanguense Marcella Cappelletti e a professora Elaine Cristina Ferreira de Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Neste Dia do Professor, a história de vida e dedicação da professora Elaine Cristina Ferreira de Oliveira, de 41 anos, ganha destaque em Votuporanga. Docente do Centro de Educação Municipal Professora Clary Brandão Bertoncini, localizado no bairro Chácara Paineiras, ela atua há 18 anos nas séries iniciais da rede municipal de ensino e é reconhecida pelo compromisso com a educação e pela paixão em ensinar.
Formada em Magistério pelo Cefam, Letras pela Unifev e Pedagogia pela Unope, Elaine acumula seis pós-graduações e é mestre e doutora em Estudos Linguísticos pela Unesp de São José do Rio Preto. Atualmente, cursa o pós-doutorado na mesma instituição. Ao longo de quase duas décadas de carreira, ela se consolidou como uma profissional dedicada à formação das crianças, atuando na categoria PEB I (Professora de Educação Básica), apta a lecionar desde o maternal II, nas creches, até o 5º ano do ensino fundamental. “Somos polivalentes, ou seja, lecionamos cinco disciplinas: língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia”, destaca, em conversa com a reportagem do
A Cidade.
Neste ano, a educadora lançou o livro “Contos Infantis Modernos para Crianças Espertas”, resultado de uma pesquisa aprofundada sobre o ensino e a aprendizagem de colocações e expressões idiomáticas na linguagem infantil. A obra propõe uma releitura moderna dos contos de fadas tradicionais, reunindo três histórias seguidas de atividades didáticas que promovem momentos de reflexão e fixação do conteúdo. O livro conta ainda com ilustrações em preto e branco, assinadas pela artista votuporanguense Marcella Cappelletti, conhecida carinhosamente como Fufunha, para que as crianças possam colorir e interagir com as narrativas.
Além do conteúdo pedagógico, a publicação se transformou em um gesto de incentivo à leitura. Elaine oficializou a doação de 800 exemplares do livro, que foram distribuídos para as bibliotecas de todas as unidades da rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso aos livros, fomentar o interesse das crianças pelo universo literário e desenvolver, desde cedo, o gosto pela leitura. O livro também pode ser baixado gratuitamente.
Para a professora, a literatura ocupa um papel central na formação dos indivíduos. “A literatura tem papel fundamental na vida e na educação das pessoas, pois é por meio dos livros que conhecemos melhor as diversas culturas que existem no mundo, ampliamos o nosso vocabulário e expressões mais cultas e também ficamos mais sábios e com propriedade para conversar e dialogar sobre assuntos variados”, afirma.
A professora expressa gratidão pela profissão que escolheu e pela oportunidade de contribuir para o crescimento de seus alunos. “Como leciono há quase vinte anos, já tive a oportunidade de reencontrar meus alunos (agora jovens adultos) e ouvi-los dizer que, por intermédio das nossas aulas, também foram em busca de fazer uma faculdade, um curso técnico ou de viajar e conhecer novos lugares, por exemplo. São depoimentos que nos fazem perceber a importância do professor na vida dos educandos; não só no papel de formação, mas também em mostrar caminhos e possibilidades. Faço essa afirmação pois atualmente sou pós-doutoranda na UNESP em Rio Preto, e, para chegar a tal grau nos estudos, também tive queridos professores, como Eduardo Catanozi, Valdivino Pina da Silva e Paulo Ferrarezi, que me incentivaram muito em prosseguir na área acadêmica.”
Questionada sobre qual seria o presente ideal para os professores brasileiros neste 15 de outubro, ela respondeu que o reconhecimento e a valorização profissional são fundamentais. “Além de ensinar conteúdos, os professores também transmitem valores e formação cidadã. Sem educadores, portanto, definitivamente um país estará fadado ao fracasso.”
A trajetória da professora Elaine Cristina Ferreira de Oliveira reflete a importância dos educadores na construção de uma sociedade mais consciente e preparada. No Dia do Professor, sua história representa a de tantos profissionais que dedicam a vida a ensinar, inspirar e transformar o futuro por meio da educação.