Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/votuporanga-tem-boa-acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia-presidente-do-cmdpcd-responde-n83988 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Votuporanga tem boa acessibilidade para pessoas com deficiência? Presidente do CMDPcD responde
O A Cidade conversou com Thiago Dourado, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O presidente do CMDPcD, Thiago Dourado, reconhece que ainda existem pontos a serem melhorados na acessibilidade (Foto: A Cidade)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga é uma cidade com boa acessibilidade para pessoas com necessidades especiais? Para responder essa pergunta, o jornal A Cidade conversou com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Thiago Dourado, que falou dos principais desafios enfrentados pelo órgão e sobre o cenário atual da acessibilidade no município.
Segundo Dourado, a inclusão social de forma ampla é um desafio permanente, tanto em nível local quanto nacional. Para ele, apesar dos avanços conquistados, ainda há um longo caminho a ser percorrido, especialmente no que se refere à conscientização da sociedade. “Entendo que estamos evoluindo em muitos aspectos, mas há muito caminho em relação à conscientização das pessoas”, afirmou.
Ao ser questionado sobre a situação da acessibilidade em Votuporanga, o presidente do CMDPcD reconheceu que ainda existem pontos a serem melhorados, porém destacou que a Administração Municipal tem demonstrado esforço contínuo em promover avanços nesse tema. Ele explicou que o Conselho mantém um bom canal de comunicação com a Prefeitura, especialmente para assegurar que os estabelecimentos públicos e privados cumpram as legislações relacionadas à acessibilidade.
Dourado ressaltou que o CMDPcD também atua como um canal direto entre os cidadãos e o poder público, recebendo demandas e repassando-as aos setores competentes. “Então, sempre que surgem necessidades pontuais, levamos para a Prefeitura, que aciona os órgãos responsáveis para atuarem no sentido de cobrar o cumprimento das leis”, explicou.
Sobre a acessibilidade na área central da cidade, o presidente informou que grande parte do centro comercial já conta com rampas de acesso, no entanto reconhece que ainda é possível avançar mais. Ele considera importante seguir trabalhando para tornar o centro totalmente acessível a todos, garantindo autonomia e segurança para pessoas com deficiência.
Dourado frisa que a atuação do CMDPcD segue pautada no diálogo com a população e no monitoramento das ações de acessibilidade no município, buscando construir uma cidade mais inclusiva e justa para todos os cidadãos.
CMDPcD O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e trabalha, junto da Secretaria, a coordenação da política pública para a pessoa com deficiência. Os membros possuem mandato de dois anos, permitida uma única recondução por igual período. Compete ao Conselho, entre outras atribuições, zelar pela efetiva implementação das políticas públicas municipais para inclusão da pessoa com deficiência; acompanhar o planejamento e avaliar a execução das políticas municipais da acessibilidade à educação, saúde, assistência pública, proteção, garantia, integração social, previdência social, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, esporte, lazer, urbanismo e outras relativas à pessoa com deficiência. O CMDPcD pode ainda propor a elaboração de estudos e pesquisas com intuito de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/votuporanga-tem-boa-acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia-presidente-do-cmdpcd-responde-n83988
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco