Emerson Pereira foi exonerado na tarde de ontem; César Camargo, secretário de Governo, assume a pasta de Direitos Humanos
A foto é uma reprodução do vídeo publicado na noite de anteontem, às 19h15, no perfil de Emerson Pereira (Foto: Reprodução/Facebook)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Depois de um vídeo divulgado por Emerson Pereira nas redes sociais criticando a Santa Casa de Votuporanga, o vereador licenciado da Câmara Municipal dos Vereadores foi demitido do cargo de secretário da pasta municipal de Direitos Humanos. Quem assume a Secretaria, provisoriamente, é César Fernando Camargo, secretário municipal de Governo, até que um novo nome seja definido pelo prefeito. Com o retorno de Emerson Pereira à Câmara, quem perde uma cadeira no legislativo é Gilvan dos Santos (PR).
Emerson Pereira utilizou as redes sociais na noite de anteontem para uma manifestação de insatisfação e acusações contra a diretoria da Santa Casa de Votuporanga. No vídeo, ele afirma que pediu uma vaga de transferência para uma mulher, Felizinda Maria Conceição dos Santos, de 80 anos, que faleceu anteontem por conta de um câncer.
De acordo com o vereador, ele entrou em contato com a diretoria do hospital, que “não deu a mínima importância. Ela implorava por uma internação na Santa Casa de Votuporanga. O maior sonho dela era ter sido transferida. Foi uma semana entrando em contato e não deu a mínima importância para os familiares dessa senhora de 80 anos que veio a óbito lá em São José do Rio Preto, onde estava internada com câncer em fase terminal. O maior sonho dela era falecer em Votuporanga”, disse Emerson Pereira em vídeo que alcançou, até às 14h de ontem, 507 curtidas e 261 compartilhamentos desde a sua publicação na noite de anteontem, às 19h15.
Emerson Pereira, que foi eleito com a maioria dos votos pelos eleitores, retorna à Câmara Municipal dos Vereadores. Questionado sobre a situação na Câmara, o presidente Osmair Ferrari ficou surpreso, afirmou que foi informado pelo A Cidade e disse que Emerson deve pedir reintegração amanhã. “Após a solicitação, ainda não sei se volta na segunda-feira. Eu vou consultar o regimento. O vereador Gilvan Carlos dos Santos (PR) perde a cadeira na Câmara, por ser o menos votado da coligação PR-SD-PP, sendo o 4º suplente. Eu vejo essa volta de uma maneira natural, porque o Emerson já era titular da cadeira e espero que ele dê sequência ao trabalho dele defendendo a sociedade”, disse o presidente da Câmara Municipal de Votuporanga, Osmair Ferrari, ao A Cidade.
Nota da Santa Casa na íntegraA Santa Casa de Votuporanga vem a público refutar as declarações inverídicas do nobre vereador Emerson Pereira. O caso exposto foi acompanhado de forma individual por toda a equipe do Hospital, que prontamente atendeu familiares e o próprio edil.
Os colaboradores de nossa Instituição em nenhum momento deixaram de atender Emerson e familiares, encarando a situação da paciente como séria e preocupante. Nossa Instituição conta com 196 leitos de internações e é referência para 53 municípios da região, assistindo milhares de pacientes diariamente. Seria irresponsabilidade da Instituição retirar a paciente que estava internada em São José do Rio Preto, recebendo tratamento especializado, em oncologia, e levar para nosso Hospital para aguardar leito em corredor.
Reiteramos nosso compromisso com os pacientes de Votuporanga e região em atendê-los com o nosso melhor. A diretoria, assim como colaboradores, corpo clínico e prestadores de serviços, atua diariamente para oferecer a melhor assistência. Pedimos consideração e respeito por parte deste vereador, que agrediu e ofendeu a diretoria, médicos e funcionários de nossa Santa Casa, sem razão plausível ou justificável, pelo que deverá responder nos termos da lei. É lamentável que diante de tantos problemas sérios e graves a serem resolvidos, tenhamos que atentarmos a resposta de tão leviana e maldosa. Reprovamos a irresponsável conduta e externamos profundo pesar a família enlutada.
Nota da Prefeitura da íntegraConsiderando que a diretoria da Santa Casa emitiu a nota, o prefeito de Votuporanga, João Dado, publicou neste sábado o Decreto Nº. 10 219 com o seguinte texto:
Considerando as recentes críticas à áreas do Governo pelo titular da pasta de Direitos Humanos, não condizentes com o trabalho e os esforços desenvolvidos pelo Governo Municipal no campo da Assistência Social;
Considerando que a Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga é parceira fundamental na prestação de assistência à saúde de nossa população e de mais de 50 municípios da Região Noroeste Paulista, há mais de 60 anos, protegendo a vida em atendimento aos princípios que regem o exercício da Medicina, conforme nota oficial divulgada pela Santa Casa de Votuporanga;
Considerando finalmente, preservar a harmonia e a integração entre os Órgãos da Administração Municipal e com as Organizações da sociedade civil na área da Saúde e da Assistência Social, decreta:
Art. 1º. Fica exonerado do cargo de provimento em comissão de Secretário Municipal de Direitos Humanos, Emerson Pereira, a partir de 27 de janeiro de 2018.
Art.2º. Fica designado para responder pelo expediente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, César Fernando Camargo, Secretário Municipal de Governo, a partir de 27 de janeiro de 2018.
Art. 3º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, cessados os efeitos da Portaria n. º 19.206.