Segundo o hospital, a Unidade de Diálise da Santa Casa de Votuporanga é uma referência para 17 cidades da região
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Um possível corte da alimentação no setor de Hemodiálise da Santa Casa de Votuporanga foi um dos principais assuntos abordados na 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (14). Na oportunidade, cinco vereadores falaram sobre a questão. Por sua vez, a direção do hospital negou o corte, e relevou que houve somente uma redução no número de refeições.
Por meio de nota, a unidade de saúde explicou que não cortou a alimentação dos pacientes da Unidade de Diálise, mas sim reduziu de 4 para 3 refeições diárias, sendo café da manhã, café da tarde e um lanche à noite, de acordo com o horário de cada paciente, já que o tratamento renal é ambulatorial, com duração máxima de 4 horas por sessão, nos casos de hemodiálise. “Ressaltamos que o paciente é a nossa maior razão de existir e nossa prioridade em tudo. Todas as medidas para reduzir despesas são pensadas de modo que o tratamento não seja prejudicado”, diz.
A Santa Casa ressalta ainda que sempre ofereceu aos pacientes da Diálise refeições extras, porque a legislação (Resolução- RDC nº 154, de 15 de junho de 2004) que regulamenta o serviço prevê apenas um “aporte” nutricional para complementar a alimentação de quem está em tratamento. A nota destaca o trabalho que é realizado pela Aprevo (Associação dos Pacientes Renais de Votuporanga), que constantemente promove ações para proporcionar aos pacientes mais conforto, inclusive reforçando a alimentação que já é ofertada pelo hospital, acrescentando às refeições bolo, pão de leite, iogurte e outros itens nutricionais. “Essa decisão também foi tomada para não haver desperdício, já que durante alguns meses foi registrado que os pacientes não estavam consumindo toda a alimentação”.
A Unidade de Diálise da Santa Casa de Votuporanga, acrescenta a direção, é uma referência para 17 cidades da região, atende mais de 200 pacientes em tratamento dialítico (hemodiálise e diálise peritoneal), possui 25 anos de prestação de serviço à população, onde 90% dos atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 10% aos convênios. O setor é um dos principais do hospital, “trabalhando sempre com muita seriedade, competência e muito profissionalismo”.
O hospital esclareceu ainda que a redução no quadro de funcionários do hospital foi feita em todas as áreas, principalmente no setor administrativo e essas medidas são necessárias para manter a instituição em funcionamento e garantir que a população não fique sem atendimento.
Por fim a unidade de saúde diz que está à disposição de toda a comunidade para acompanhar “in loco” o funcionamento do serviço e o fornecimento da alimentação.