Nos últimos meses tenho acompanhado a crescente demanda de contratações de pessoas acima dos 40 anos, através de revistas e mídias televisivas vimos que a experiência nunca saiu de cena, sempre figura como o mais importante fundamento na hora da contratação.
Há uns 15 anos atrás se falava em ter um Curso Superior que a sua vaga de emprego estava garantida ou, para trabalhar em uma multinacional tem que ter faculdade. Daí foi todo mundo rumo ao Curso Superior, inclusive eu. A vantagem de algumas pessoas era que enquanto estava cursando o ensino superior, também estava trabalhando mesmo fora da sua área de estudo, mas estava adquirindo experiência, enquanto outros entravam de cabeça nos estudos e se esquecia da famosa palavra “Experiência”.
Hoje temos muitas pessoas formadas, mas poucas atuam na sua área, muitas não gostam da sua área de formação, fizeram apenas para constar no currículo um Curso Superior, já outras caem na entrevista exatamente quando lhe é perguntado, Quanto tempo de Experiência?
É importantíssimo estudar e quanto mais, melhor com certeza, mas acima de tudo é importante entender que o Mercado quer pessoas preparadas não para atuar e sim para ter Atitude.
Na última reportagem que vi, uma rede de Supermercado do Sul do Brasil contrata pessoas mais velhas porque são mais educadas, pacientes e conseguem encantam o cliente com mais facilidade, daí me pergunto será que o tempo faz com que as pessoas fiquem mais educadas?
Por esse motivo que resolvi escrever sobre esse assunto. O que está faltando para o mercado não é só experiência e sim pessoas educadas, que respeitem o espaço uma das outras. Veja aonde chegamos pessoas não são contratadas por não ter paciência de exercer determinada função e vou além por não respeitar o maior bem que qualquer Empresa seja lá qual for o seu segmento, o Cliente.
A busca por profissionais para atuar nas áreas de atendimento e vendas está cada vez pior, devido as questões citadas acima, os mais jovens querem atuar onde não tenha contato com o cliente ou ainda mais, não aceitam ir subindo de degrau em degrau para então atuar na área de formação.
Ter um diploma não mão não é sinônimo de emprego garantido e sim de preparo teórico sobre determinados assuntos, mas a prática do dia a dia que vai dizer quem é bom ou quem apenas se formou. O Mundo está voltado para as boas práticas e para aqueles tem a capacidade de se relacionar com pessoas educadamente, para que assim o seu produto ou serviço possa ser aceito no Mercado.
Pensem nisso e como diz o ditado “Aprenda com aqueles que têm experiências para compartilhar e colecionam sucessos em suas carreiras”.
Abraços e até a próxima: Acesse o meu blog e deixem sugestões de temas para os próximos artigos e comentários sobre os artigos publicados também, será um prazer poder melhorar sempre em prol de vocês leitores!
Sucessocomgilbertocarvalho@blogspot.com
Gilberto Carvalho - palestrante e gerente de marketing do grupo IEP. Formado em Marketing e Pós Graduado em Gestão Empresarial com especialização em Mercado de Varejo pela FIA-USP.