Comemora-se hoje o Dia da Bandeira Brasileira. A bandeira é o símbolo da Pátria, por isso, merece todo respeito e amor. A bandeira do Brasil do instituída pelo Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. A Bandeira Nacional atual foi desenhada pelo pintor, escultor e desenhista brasileiro Décio Vilares, conforme ideia de Raimundo Teixeira Mendes.
A bandeira tem em por base um retângulo verde com proporções de 07:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, “ORDEM E PROGRESSO”, em letras maiúsculas verdes sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.
A inscrição “Ordem e Progresso”, sempre em verde, é uma forma abreviada do lema político positivista cujo autor é o francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim (em francês: “L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but”). Euclides da Cunha, aluno de Benjamin Constant, declarou: “O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política”.
A bandeira da República Federativa do nosso País é a antiga bandeira imperial com algumas modificações, e esta havia se originado da bandeira colonial portuquesa. A bandeira do Império era composta de um paralelogramo verde, apresentando um losango de ouro no centro. No centro desse losango havia um escudo, em campo verde, contendo a esfera armilar de ouro, atravessada pela cruz da Ordem de Cristo. Ao redor, contavam-se dezenove estrelas de prata sobre uma orla azul. Acima do escudo, a coroa imperial. Abraçando o escudo, dois ramos, um de fumo e outro de café. A República substituiu o escudo pela esfera, contendo as cores azul e branca. A cruz da Ordem de Cristo foi substituída pelo Cruzeiro do Sul. Cortando a esfera, uma faixa branca. Sobre ela, a legenda “Ordem e Progresso”. Suprimiram-se os ramos de fumo e café. Na esfera estão as estrelas que, com a constelação do Cruzeiro, representam os Estados e o Distrito Federal.
O hino à Bandeira Nacional foi escrito por Olavo Bilac; a música é de Francisco Braga. Nossa bandeira é uma das mais lindas do mundo. A legenda “Ordem e Progresso”expressa nossa filosofia. Sabemos que, para progredir, necessita-se de ordem. É através da disciplina, da aplicação e da perseverança que se consegue progredir. A última alteração na Bandeira do Brasil ocorreu em 12 de maio de 1992, que ganhou mais cinco estrêlas em consequência da criação dos Estados do Mato Grosso do Sul, Rondonia, Roraima, Amapá e Tocantins. A lei reguladora determina que o número de estrelas do nosso pavilhão deve ser igual ao de Estado, que atualmente são 27.
As estrelas, a partir da lei de 1992, passaram a obedecer a visão externa da esfera celeste do céu do Rio de Janeiro, às 8h30, da noite de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.