A semana foi farta em assuntos. Vamos cuidar dos que nos interessam. Para começar, algumas pessoas gentis tem me dirigido o cumprimento pela eleição do nosso estadual, o Carlão. Fico feliz, porém, quem merece os cumprimentos pelo grande esforço, do qual fui um modesto colaborador, são aquelas pessoas que realmente o acompanharam nessa grande e demorada maratona e, principalmente, o próprio Carlão pela disposição em buscar votos fora daqui. Sem dúvida, pelo que acompanhei e pude assistir, foi um trabalho estafante. Sem citar nomes, registro aqui o meu respeito pela dedicação e competência das moças e companheiros do núcleo da campanha.
Por outro lado, e com todo merecimento, os cumprimentos devem ser dirigidos a toda a população da cidade, que demonstrou, tanto ao votar no Carlão, como ao votar no Dado, que é uma comunidade que sabe valorizar aqueles que cumprem com suas obrigações. Melhor dizendo a cidade soube cuidar-se e, por isso, é que está à frente de muitas outras, fundamentalmente, no quesito educação política.
Durante toda a campanha, democraticamente, encontrei alguns que não votariam nos candidatos acima. Jamais alguma dessas pessoas dirigiu qualquer insulto ou fez qualquer comentário desabonador à individualidade dos candidatos. Uns não votavam por questões partidárias, outros por filosofia política e alguns outros não se propunham dar explicações. No final, ganhamos todos, e a cidade passa ter um deputado estadual e um federal, com domicílio eleitoral por aqui. Portanto, PARABÉNS mesmo ao povo dessa nossa formidável Votuporanga.
Também, a região soube prestigiar os candidatos residentes ou com ligações em algumas de nossas cidades. Com isso, de Tanabi para frente, emplacou dois estaduais e três federais. Com os de Rio Preto o número aumenta bastante.
Até por isso, deixo hoje de comentar sobre a Euclides da Cunha, pois, desde este jornal - A Cidade - que não está dando tréguas, agora temos o Carlão eleito e o prefeito Juninho para “enchouriçar” o pessoal que está impedindo o início das obras. Com isso, uma missão a menos para o articulista.
Mas, também, no último domingo foi eleito o novo governador de São Paulo e, mais uma vez, com uma expressiva votação em Votuporanga. Penso que chega a hora e, me desculpe o Carlão por dizer isto, de que o mesmo faça o favor de voltar os olhos para o interior com bastante dedicação. Não com paliativos, não com conversa bonita, mas com ações que possam ajudar no nosso desenvolvimento. São Paulo não é só Baixada Santista, Vale do Paraiba ou a grande região metropolitana. São Paulo é esse imenso interior que, se não for por força de incentivos, ficará cada vez mais distante das riquezas que circulam e são produzidas nos grandes centros. Ou alguém pensa que alguma grande industria vai deixar a densidade populacional e fartura de mão de obra para se instalar 400, 500 km de distancia. Só para quem acredita em Papai Noel. Será que o Brasil inteiro, que se defende por ai, pode incentivar o empreendedor e nós aqui do “sertão”, por estarmos em São Paulo, vamos continuar de cócoras pitando um palheiro, ou nos desenvolvendo graças aos nossos próprios e suados esforços? Pois é Governador, chegou a hora da onça beber água, nós também queremos nossa parte e, com um reforço, agora temos nosso representante e, o homem conhece do assunto e sabe bater forte.
Boa sorte e bons trabalhos, Carlão e Dado. Juninho, siga em frente que sobre a ponte a gente “xia” outro dia. Aguarde!
Nasser Gorayb é comerciante e escreve neste espaço aos sábados