Estamos em 2010, século 21, os avanços tecnológicos são cada vez mais surpreendentes, a comunicação entre os povos esta cada vez mais presente e influenciando nossas vidas e, também, mais uma vez, estamos em ano eleitoral.
Em 1937, quando Votuporanga foi fundada, as condições do planeta eram outras, vivia-se véspera de guerra e grandes dificuldades econômicas e financeiras.
O povo de nossa cidade foi à luta, a vila inicial foi se transformando, as pessoas que para cá vieram no início não se entregaram ao desânimo e foram, ano após ano, construindo e conquistando novas posições no cenário do Estado e do País. As novas gerações se integraram no esforço, foram conquistando espaços e, hoje, temos uma cidade da qual podemos nos orgulhar.
Através de todos esses anos, as pessoas bem intencionadas que se esforçaram pelo progresso de nossa comunidade, desde os políticos aos abnegados em associações e entidades beneficentes, construíram uma forma harmônica e educada de se entender e, com isso, criaram uma linda união de pensamentos. Essa união tem sido nossa grande força. Realmente Votuporanga é uma cidade diferenciada. E, por constatar isso, em um ano político como estamos, precisamos manter esse ganho, fazer com que os jovens de agora aprendam e se integrem a esse time, para que o futuro de todos seja melhor ainda. E, preocupado com isto, escrevi o seguinte em agosto de 2009: "Ao mesmo tempo devemos ter em mente que essa bonita união que conquistamos não deve se traduzir em vassalismo a pessoas ou grupos. Vivemos em uma democracia e o tempo da cidade é muito maior que todos os nossos. Nós passamos, a cidade fica e junto dela, nossos amigos, nossos filhos, nossos netos e todos as outras pessoas que viverão por aqui no futuro". Pense nisto meu ilustre leitor.
Mas, com todo esse entusiasmo de nossa gente, toda a união reinante na cidade e com o apoio de outras da região, ainda não conseguimos ver o início da duplicação da Euclides da Cunha. E, sobre este assunto, também, escrevi em 2008: "Penso até que o Carlão vai se emocionar muito quando for anunciada a duplicação total da Euclides da Cunha, ainda este ano. Alguma coisa me diz que isso vai acontecer. Aguardemos!". Vejam só, isto foi em agosto de 2008. De fato o ex-prefeito Carlão lutou muito por isto, o atual e nosso jovem prefeito Juninho está batalhando intensamente para ver o início dos trabalhos, porém, pelo que me parece, o atual Secretário dos Transportes não está nem aí com a estrada. Penso que o Goldman deve dar um chega pra lá nos caras. Que seja já.
Mas, época de aniversário é tempo de emoções, e sobre isso já escrevi o seguinte: "Agindo sem o pensamento prepotente dos poderosos insensíveis, teremos grandes oportunidades de sentir grandes emoções, no mínimo porque a vida é emocionante. E, como muitos, aprendi valorizar os bons feitos do passado, tirando exemplos, para poder participar das coisas do presente e tendo a certeza que isto estará ajudando os que aqui estiverem no futuro. E, o futuro, com novas emoções, já será amanhã".
E, para ficar mais emocionante ainda, hoje é aniversário da minha querida Tereza e do meu filho Nasser Felício. Que Deus abençoe os aniversariantes e toda a população dessa nossa querida cidade.
Nasser Gorayb é comerciante e escreve neste espaço aos sábados