Da Redação
Cerca de 13 mil pessoas participaram do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em Morro Agudo (SP). De Votuporanga, partiram nove ônibus com cerca de 400 jovens. O evento começou com uma caminhada às 7 horas, saindo da praça da Igreja Matriz até o Recinto da Festa do Peão com a Cruz missionária e ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O tema do DNJ este ano foi “Juventude e Protagonismo Juvenil” e o lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”.
Padre Silvio Roberto dos Santos, da paróquia Santa Luzia, é assessor diocesano no Setor Juventude e esteve presente no evento que mobilizou cerca de 2 mil jovens da diocese de São José do Rio Preto. “Foi a diocese que mais levou jovens de fora” destacou Padre Silvio, que lembrou também que o logo oficial do evento foi desenvolvido pelo jovem votuporanguense Fabinho Campane.
Durante o dia os participantes das quatro dioceses da sub-região RPII do Regional Sul I (dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e São José do Rio Preto) e diversas cidades de outras dioceses da região, participaram da missa, shows de Crux Sacra, Celina Borges, Rosa de Saron e apresentação teatral. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo da diocese de Barretos, Dom Edmilson Amador Caetano, e concelebrada pelos bispos de Catanduva, Dom Otacílio Luziano da Silva, o bispo de São José do Rio Preto, Dom Paulo Mendes Peixoto, e padres das quatro dioceses.
Foram arrecadados 4.500 kg de alimentos que serão doados às famílias carentes de Morro Agudo. Foram realizados cerca de 320 cadastros de doadores de medula óssea em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos. A arrecadação e o cadastro foram os gestos concretos do evento.
No final do show de Rosa de Saron foi realizada a despedida e envio dos símbolos da JMJ. Dom Edmilson, em nome da sub-região, entregou os símbolos aos cuidados do padre Edvaldo Aparecido dos Santos, da diocese de Teófilo Otoni (MG), que viajou 20 horas de caminhão para buscá-los. A diocese de Barretos foi a última do estado de São Paulo (Regional Sul I), a receber os símbolos que chegaram ao Brasil no dia 18 de setembro, na arquidiocese de São Paulo. A cruz e o ícone serão acolhidos em dioceses de todo o país até chegar ao Rio de Janeiro, em julho de 2013, para a realização da JMJ com a presença de jovens de diversas partes do mundo e do Papa Bento XVI.