O encontro tem como objetivo apresentar à população o projeto do Programa Municipal de Organizações Sociais
Durante a audiência, representantes da administração municipal irão detalhar as diretrizes do novo modelo (Foto: Prefeitura de Valentim Gentil)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Nesta quinta-feira (3), às 19h, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Valentim Gentil para discutir um novo modelo de gestão da saúde no município. O encontro tem como objetivo apresentar à população o projeto do Programa Municipal de Organizações Sociais, iniciativa que propõe mudanças na forma como os serviços de saúde são administrados.
Durante a audiência, representantes da administração municipal irão detalhar as diretrizes do novo modelo, que pretende reduzir a burocracia e promover melhorias na qualidade dos atendimentos oferecidos à população. O Programa Municipal de Organizações Sociais busca maior eficiência na prestação dos serviços públicos.
A audiência pública será aberta a todos os moradores de Valentim Gentil, que estão convidados a participar da discussão e conhecer de perto as propostas do novo modelo. A iniciativa da administração visa garantir transparência no processo de implantação do programa e estimular a participação popular na definição das políticas públicas de saúde do município.
“A saúde é de todos. E a decisão sobre o futuro dela também! Sua participação é essencial. Compartilhe e convide quem se importa com a saúde da nossa cidade”, convida a Prefeitura de Valentim Gentil.
Influenza
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou um painel de monitoramento para influenza. Essa foi a primeira medida do Centro de Operações de Emergência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE SRAG). A ferramenta digital permite que a população acompanhe, em tempo real, o número de casos por tipo, incluindo Covid-19, SRAG, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), entre outros.
O painel organiza os dados por ano, local e município, além de oferecer filtros por Departamentos Regionais de Saúde (DRSs), Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) e semana epidemiológica. A população também pode visualizar informações por faixa etária, cor/raça e sexo. O acesso está disponível no site do Governo do Estado.
Em todo o ano de 2024, o Estado de São Paulo registrou a cobertura vacinal de 53,57% do grupo prioritário, que inclui crianças, idosos, gestantes, puérpera e povos indígenas.