As aulas são ministradas nos complexos esportivos do CSU, na zona Sul, e “Mário Covas”, na zona Norte
Além de patrimônio cultura, a capoeira é considerada um dos esportes mais completos, trazendo benefícios para a saúde e melhorando o desenvolvimento psicomotor
A Escolinha de capoeira da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer está com inscrições abertas, sendo que as aulas são ministradas nos complexos esportivos do CSU, na zona Sul, e “Mário Covas”, na zona Norte. Benedito Donizete Teixeira, o conhecido Mestre Lousado, uma das maiores autoridades regionais no esporte, informou que quem tiver interesse em participar das aulas de capoeira pode fazer a inscrição nos próprios locais (CSU e Mário Covas).
“Existe apenas um limite mínimo de idade, que é a criança já ter completado 7 anos, a partir daí, temos aulas adequadas para todas as faixas etárias”, informa Lousado, acrescentando que “no "Mário Covas", teremos turmas às segundas, das 15h30 às 16h30; às terças de manhã, das 8h15 às 9h30, e à tarde, das 14 às 15h30, fechando nas quintas-feiras, das 8h15 às 9h30”, diz.
Com relação ao CSU, as turmas serão às segundas, das 9h30 às 10h30 e das 14 às 15h, bem como às quartas-feiras, das 8 às 10h e das 13h15 às 15h. “A capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira e que abrange várias linguagens, seja dentro do esporte, da luta, da dança, do folclore, ou seja, uma linguagem voltada às atividades corporais, rítmicas, ritualistas, então é uma atividade que agrega uma série de linguagens incorporadas na cultura popular brasileira”, destaca Lousado.
Para o secretário de Esportes e Lazer, José Ricardo, o Mineiro, “a nossa intenção é divulgar a capoeira como Patrimônio Imaterial da Cultura Popular Brasileira, e trazer informação para o público relativo aos benefícios que ela traz, principalmente para a saúde, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, garante Mineiro. Segundo ele, “como esporte a capoeira proporciona a resistência, agilidade, flexibilidade, força, velocidade, equilíbrio, coordenação e ritmo, já na saúde, além de melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória, melhora o condicionamento físico, fortalece a musculatura abdominal, entre outros benefícios”, completa.
Por último, Lousado salienta que “podem frequentar as aulas crianças a partir de 7 anos de idade e sem limite máximo de idade, pois a capoeira tem essa linguagem com todos os perfis de idade. A capoeira é extremamente inclusiva”, finaliza. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones 3421.9650 e 3426.1200.