Município tem nota 0,790, o que representa um alto índice de desenvolvimento humano; na região, está em segundo lugar
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga, mais uma vez, se torna destaque no Brasil. O município possui nota 0,790 de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), o que representa um alto índice de desenvolvimento humano.
No quesito longevidade, a cidade teve avaliação 0,857. Já com relação a renda , Votuporanga conquistou 0,772 e no segmento de educação , obteve 0,744.
Comparado com as cidades da região, o município ficou em segundo lugar. Fernandópolis e São José do Rio Preto ficaram em 50ª posição. O que desempata as duas é avaliação sobre renda. Rio Preto garantiu 0,801 enquanto Fernandópolis 0,767.
A Prefeitura de Votuporanga acredita que o alto Índice de Desenvolvimento Humano conquistado pelo município (0,79) se deve a inúmeros investimentos não só nas áreas estudadas pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento, mas pelo conjunto de incentivos aplicados em todas as áreas. “Votuporanga oferece uma qualidade de vida aos seus habitantes admirada por muitos municípios. Vivemos em um cenário político e econômico muito favorável para o crescimento e desenvolvimento de uma cidade. Prova disso são os investimentos que vão muito além da infraestrutura básica, que favorece essa qualidade de vida”, afirmou o prefeito Junior Marão.
Os três pilares que constituem o IDH são saúde, educação e renda. Na saúde, Votuporanga possui uma rede de saúde completa, desde as unidades básicas, aqui chamadas de Consultório Municipal, passando pelo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) para atender especialidades, até atendimento de urgência e emergência, com a UPA e o SAMU, e um hospital referência regional, a Santa Casa. “É uma rede bem estruturada e o nosso desafio, daqui para frente, é buscar cada vez mais um atendimento de qualidade, resolutivo e humanizado”, diz o prefeito.
Na educação, a Prefeitura investe em novos modelos de escolas – para o ensino infantil e fundamental até o 4º ano. São escolas em padrão semelhante a rede particular, material didático de qualidade e o investimento nos professores. O foco é sempre as crianças, o aprendizado. Votuporanga possui uma das melhores notas do IDEB do Brasil, entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, 6,4. Este índice é comparado ao de países desenvolvidos.
Quanto à geração de emprego, Prefeitura intensificou, a partir de 2009, o Plano de Desenvolvimento Econômico, visando a abertura novas empresas no município. Nos últimos quatro anos, foram gerado mais de 6 mil empregos com carteira assinada. Além disso, a Prefeitura entregou o 6º Distrito Industrial e está implantando outros dois, os 8º e 9º Distritos. Desde 2009, há um saldo positivo de 2,7 mil novas empresas.
O prefeito ressalta que a expectativa é que o IDH melhore ainda mais nos próximos anos, devido aos investimentos que estão em andamento. “Estamos plantando, para colher no futuro. Votuporanga é uma cidade em pleno desenvolvimento e que vai crescer ainda mais e, conseqüentemente, oferecer mais qualidade de vida para a sua população”, explica.
Um dos maiores investimentos em andamento, e que comprova esse desenvolvimento, é a construção do North Shopping Center Votuporanga. As obras já começaram e a previsão é que seja inaugurado até o final do ano que vem. “O que atrai um investidor para a cidade não é apenas o potencial econômico, mas também a qualidade de vida que a cidade oferece para os seus funcionários”.
O desafio a partir de agora, segundo Marão, é dar continuidade a todas estas ações. “O nível de exigência da população também cresce com o aumento de investimentos e a melhoria na qualidade dos serviços públicos. Com isso, aumentam também os desafios do administrador público para dar continuidade a todo este trabalho”.
O IDHM é o resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos dos censos do IBGE de 1991, 2000 e 2010. O estudo é dividido em três dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável [longevidade], ter acesso a conhecimento [educação] e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas [renda]. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.