Durante encontro com manifestantes, ele sugeriu um “raio-x” para ver quais famílias precisem que escola fique aberta durante recesso
Marão ouviu o grupo liderado por Alan Vieira, que realizou manifestações em Votuporanga
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Junior Marão esteve com os manifestantes da cidade, na tarde de ontem, na Câmara Municipal. O encontro teve como proposta oferecer um espaço para que o grupo questionasse a autoridade política em diversos assuntos ligados à cidade.
Entre os temas, a educação foi o mais questionado pelos integrantes. Marão explicou que em seu mandato, houve aumento de crianças em creches: de 1.900 em 2008, e hoje com 3.200 alunos. Tambpém contou que mais concursos públicos voltados à respectiva área foram realizados, assim como aumento de salário. Em agosto, o plano de cargos e carreiras para funcionários da educação deve ser implantado.
Diretores
Os manifestantes cobraram do prefeito como era feito o processo de escolha de diretores das escolas municipais. Ele respondeu que em sua administração não existia a popular “indicação política”, mas sim, reconhecimento de um trabalho. Contou que quem tem interesse em administrar uma escola passar por um processo seletivo, além de ter o currículo analisado. Além disso, este cargo está constantemente sujeito à trocas, caso o profissional não corresponda às expectativas da Secretaria da Educação. Uma pessoa da platéia sugeriu que a Prefeitura colocasse no site o currículo dos diretores de cada escola, para que dúvidas fossem esclarecidas.
Fechamento das creches
Sobre o fechamento das creches por 15 dias neste mês, Marão disse que quando assumiu a Prefeitura, as unidades fechavam nas férias, duas vezes ao ano, e que decidiu fazer o atendimento nos 12 meses do ano.
Entretanto, neste ano houve uma recomendação do ECA (estatuto da Criança e do adolescente) e do Ministério d aEducação, para que as unidades fechassem as portas, permitindo asism, o víncuylo maior entre pais e filhoa.
Marão disse que estava ciente de que muitos pais não teriam condições de deixar o filho em outros locais ou até pagarem. Por isso, para dezembro, o prefeito garantiu que a Secretaria de Assistência Social fará um “raio-x” nas famílias que realmente deixam os filhos nas creches devido ao trabalho do casal. Com isso, ele já adianta que as creches não fechem mais nas férias.
Concurso
Em breve sairá um concurso público para a contratação de mais profissionais da educação. A novidade é que será aberto o cago de técnico da educação, que auxiliará os professores e educadores infantis.
Ele contou que o foco em sua administração é oferecer uma educação de boa qualidade para as crianças. Ele contou que a médica de alunos na rede municipal é de 25 alunos. Somente uma sala tem 32 crianças.
“O professor é um meio de chegarmos às crianças. Se este profissional não for valorizado, ele não trabalhará satisfeito. Tem que ter estímulo, entrar numa sala sabendo que ele é reconhecido pela Prefeitura”, disse.
Agressões
Em relação às creches, o prefeito disse que quando existe uma denúncia envolvendo os profissionais da educação, é feita uma sindicância. Neste ano, segundo Marão, duas profissionais foram exoneradas por maus tratos. Para garantir ainda mais a segurança dos alunos, todas as escolas municipais terão câmeras (algumas já contam com os aparelhos).
Vagas
Marão falou que a intenção para este ano é zerar o número de crianças que estão na fila de espera por creche. “São 300 que ainda não foram inclusas na rede municipal”, destacou. Ele espera que com a construção de mais duas creches, isto possa ser feito.