O encontro reúne até hoje os 150 funcionários da autarquia na Câmara, para instruções práticas e teóricas
Da Redação
Noções básicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, orientações sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva, e esclarecimentos sobre a responsabilidade do funcionário são as principais intuitos do treinamento de primeiros socorros e acidentes de trabalho promovido pela Saev Ambiental.
Segundo dados do Ministério da Previdência, cerca de 700 mil acidentes de trabalho são registrados, em média, no país todos os anos, sendo três mil fatais. Estima-se que os números sejam bem maiores, já que muitos casos não são notificados. Morrem, no Brasil, aproximadamente, nove trabalhadores por dia útil, uma pessoa em cada hora de trabalho.
Trabalhos
O encontro reúne até hoje os 150 funcionários da autarquia na Câmara Municipal, para instruções práticas e teóricas até hoje. O treinamento é promovido por uma empresa de Jales.
Além de vídeos com exemplos de acidentes ocupacionais, técnicas de orientações foram repassadas aos funcionários, entre elas: o que fazer em caso de quedas, paradas cardíacas, fraturas, ferimentos, hemorragias, queimaduras, asfixias, envenenamentos e choques elétricos. Foram abordadas técnicas de identificação dos sinais e sintomas da vítima e o método ideal para o transporte à unidade de pronto atendimento.
Para o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, é necessário despertar a consciência do colaborador para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “Reconhecer uma situação de emergência, a gravidade e a prestar os cuidados imediatos necessários ao atendimento correto dos diversos agravos à saúde, são ações importantes para que os nossos funcionários tenham condições de evitar os acidentes de trabalho e de aplicar as manobras para o socorro”, destacou.