Comunicação do hospital enviou ontem nota de esclarecimento sobre caso relatado na edição de sexta, no qual pacientes reclamaram do SUS
Em 2012, a UPA realizou 67.743 atendimentos
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A assessoria de imprensa da Santa Casa de Votuporanga enviou uma nota de esclarecimento na tarde de ontem à redação do jornal A Cidade. A comunicação comentou a reportagem publicada na edição de sexta, sobre a insatisfação de alguns usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre o atendimento que é oferecido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Um dos pontos da reclamação era que, pela pessoa contribuir com o hospital através de sua conta de água, o dinheiro poderia ser utilizado de forma melhor para a comunidade que não possui plano de saúde.
Vale destacar que a reportagem procurou a assessoria do hospital na manhã de quinta-feira, mas o retorno dado foi que o órgão preferiria obter informações na matéria a ser publicada na edição de sexta-feira, para poder esclarecer de forma melhor o atendimento realizado na UPA.
Nota
A Santa Casa de Votuporanga é uma entidade filantrópica (beneficente), habilitada como uma Organização Social de Saúde que realiza a gestão de diversos serviços de saúde em Votuporanga e região, além da unidade hospitalar.
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) é um dos serviços que está sob a gestão da Santa Casa, mas que não é filantrópico e, portanto, não pode utilizar os recursos de campanhas beneficentes destinados ao hospital.
A UPA é um projeto do Governo Federal em parceria com o município, que recebe recursos específicos para a manutenção do serviço e que está em funcionamento desde 2011, para atendimento exclusivo da população de Votuporanga em casos de urgência básica (viroses, acidentes de menor gravidade, febre ou qualquer atendimento de rotina em que o paciente precise de avaliação médica sem a necessidade de internação).
Atendimentos
Em 2012, a UPA realizou 67.743 atendimentos. Para isso, conta com profissionais de diversas áreas e médicos para atendimento 24 horas. Os plantões médicos são sempre realizados por profissionais graduados, tecnicamente capacitados para os atendimentos e coordenados por um especialista em urgência, o médico Chaudes Ferreira da Silva Júnior.
Constantemente a administração da Santa Casa e a Secretaria Municipal de Saúde buscam atrair mais médicos para a cidade, mas a escassez desses profissionais no mercado de trabalho é um problema vivido em todo o Brasil.
A UPA trabalha de forma integrada com todos os serviços de saúde que existem no município e, quando existe a necessidade de internação ou de atendimento especializado, os profissionais da própria Unidade direcionam o paciente. Além da UPA, a cidade ainda conta com outro pronto atendimento, o hospital Fortunata Germana Pozzobon, que também funciona 24 horas, atendendo principalmente os moradores da zona Norte da cidade.
Opiniões
As opiniões da população são essenciais para melhorar os serviços de saúde, por isso as sugestões, reclamações, agradecimentos, informações sobre a UPA devem ser realizadas na Ouvidoria da Prefeitura, que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na rua São Paulo, 3741, próximo à praça Matriz. O telefone é o 0800 770 35 90 e o e-mail ouvidoria@votuporanga.sp.gov.br.
Pronto-socorro
O pronto socorro da Santa Casa é referência para 17 municípios da região, com uma população estimada em 184 mil habitantes, além de ser o único hospital da cidade que atende pelo SUS. Por isso, a população só deve procurar esse tipo de serviço para os casos graves e emergenciais (infarto, derrames, politraumatismos, etc).