Celebrações realizadas pelo SAE e igrejas de Votuporanga mobilizaram grande parte da sociedade, movimento é promovido em diversos países desde 1983
A Secretaria de Saúde de Votuporanga por intermédio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Matriz) e a Igreja Comunidade Cristã Vida Plena Missão e Adoração promoveram na noite do último domingo, dia 19, a II Vigília pelos Mortos de Aids,.
A vigília reuniu centenas de fiéis, funcionários da Coordenadoria do Programa DST/ Aids no município - liderado pela enfermeira Léa Bagnolla, entidades assistenciais ligadas a Aids, além de pessoas que vivem com HIV/ Aids e amigos e familiares de pessoas que perderam a vida pela doença.
Na igreja matriz, a celebração foi realizada pelo Pe. Gilmar Margoto e teve como eixo principal o lema “Luzes Pela Vida”.
O objetivo da vigília é o despertar da sociedade para a solidariedade global, rompendo barreiras, sendo sinal de esperança às novas gerações.
A celebração teve início na década de 80 em vários países, sempre no terceiro domingo do mês de maio. Surgiu com o intuito de lembrar as pessoas que perderam a vida pela doença, de apoiar quem vive com HIV/AIDS e incentivar as ações de prevenção.
Celebração
A primeira Vigília Pelos Mortos foi organizada em 07 de maio de 1983, em Nova Iorque, por um grupo formado por mães, parentes e amigos de pessoas que morreram por causa do HIV. Hoje a Vigília tornou-se um movimento internacional de sensibilização e mobilização da sociedade diante da problemática do HIV e AIDS.