Quando esteve na cidade, Correa foi recebido por Meidão e Drº Jerônimo
Andressa Aoki
A Câmara de Votuporanga realizou uma justa homenagem na última sessão legislativa. Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que denomina de rua Dr. Antônio Corrêa a atual rua Projetada 5, localizada no Parque Boa Vista I, no município.
O documento é de autoria do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso. Corrêa faleceu em novembro do ano passado, vítima de infarto fulminante em sua residência, em Brasília, onde era Juiz Federal da 9ª Vara Federal.
Ele era ex-juiz da Comarca e Juiz Federal. Em Votuporanga, o magistrado possuía um vasto círculo de amigos e familiares.
Por iniciativa do então vereador Joaquim Miguel Martins, a Câmara Municipal de Votuporanga aprovou por unanimidade projeto de Decreto Legislativo concedendo um título de Cidadão Votuporanguense ao Dr. Antônio Corrêa.
Na cidade, o juiz Federal tinha muita amizade com o diretor-Jurídico e Administrativo da Câmara, Jerônimo Figueira da Costa Filho e o presidente da Casa de Leis – vereador Meidão Kanso.
Histórico de Antônio Corrêa
Antônio Corrêa era filho de Arlindo Corrêa e Alzira da Silva Corrêa. Natural de Altair (SP), dividiu sua infância e juventude entre as cidades de Araraquara e Fernandópolis, tendo sua família se fixado nesta região de forma definitiva no ano de 1962.
Formado em Bacharel em Direito em 1971, advogou por curto período na cidade de Fernandópolis, tendo prestado concurso e ingressado na Magistratura Estadual em 1974. A partir de então, movimentou-se na carreira, tendo judicado nas Comarca de Campinas e São José do Rio Preto como juiz substituto.
Posteriormente já juiz de Direito, foi titular da Comarca da Santa Fé do Sul, Votuporanga e São José do Rio Preto, tendo prestado serviços por curto espaço de tempo em São Paulo, Capital e ainda respondido por inúmeras comarcas enquanto titular de outras tais como Cardoso, Palmeira d´Oeste, Nova Granada, Urupês, entre outras.
Em 1992, após aposentar-se no cargo de juiz de Direito do Estado de São Paulo, submeteu-se ao concurso público de provas e títulos, sendo aprovado e investido no cargo de Juiz Federal junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Neste novo cargo, judicou nas Seções de Rondônia, da Bahia e Distrito Federal, prestando serviços no TRF da 1ª Região.
Foi casado com a Dra. Teodora Carrilho Corrêa, filha de tradicional e estimada família de Votuporanga, localidade onde seus filhos Patrícia e Antônio Júnior iniciaram seus primeiros estudos.
Foi professor de Direito, tendo lecionado nas faculdades de D. Pedro II de São José do Rio Preto, Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Votuporanga e Firp – Faculdades Integradas Riopretense, à qual ocupou cadeiras de Administração, Economia, Direito Processual Penal e Direito Comercial.
Foi um grande jurista na área de Direito Público, tendo publicado três livros com os títulos “Dos Crimes Contra a Ordem Tributária”, “Mercosul- Soluções de conflitos pelos Juízes Brasileiros” e “Arbitragem- Teoria e Prática”, além de inúmeros artigos em revistas especializadas.
Conferencista, foi convidado a fazer pronunciamentos sobre temas variados de Direito Criminal Tributário, Direito Internacional e Comunitário, além de temas atuais em Universidades e entidades voltadas para o estudo do Direito tais como IOB – Informações Objetivas e Academia Brasileira de Direito Tributário.
Foi juiz de Direito da Comarca de Votuporanga por aproximadamente 5 anos, tendo marcado sua atuação desenvolvendo uma justiça bastante humana e sempre procurando atender os mais humildes que buscavam na justiça a solução dos seus problemas.
Como Juiz e como cidadão, teve atuação marcante junto a entidades sociais e filantrópicas da cidade.
Pessoa ligada a Votuporanga, manteve laços de amizades com inúmeras pessoas, sendo que, comparecia frequentemente na cidade e cultivava vínculos com o seu povo.
Pelas razões expostas achamos justo que esta Casa de Leis, constituídas por legítimos representantes do povo votuporanguense, preste homenagem póstuma a esse saudoso jurista com a denominação de via pública.