Grávida procurou postinho no Colinas, alegando dores na barriga; foi medicada, mas teve hemorragia e criança nasceu morta a caminho da Santa Casa
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O pedreiro Alessandro Antônio Pacífico registrou um boletim de ocorrência como omissão de socorro, no 1.º DP (Distrito Policial), na tarde de segunda-feira, contra o atendimento prestado pela equipe do Consultório Municipal “Dr. Joel Pereira dos Santos”, no bairro Colinas, zona Norte da cidade. Sua esposa, a dona de casa Kelly de Fátima Mendonça, de 29 anos, estava grávida de seis meses e 25 dias, e procurou pela unidade na manhã do mesmo dia, alegando fortes dores na barriga. Após ser medicada, as dores não cessaram. A ambulância foi chamada para levar a vítima até a Santa Casa de Votuporanga. Kelly iniciou o trabalho de parto ainda dentro do veículo, mas o bebê morreu a caminho do hospital. O bebê era um menino, tinha 1,3kg e media 39 cm. Provavelmente receberia o nome do pai, quando nascesse em junho. Este seria o quinto filho do casal.
Fato
Segundo o histórico da ocorrência, o pai da criança informou que por volta das 8h, sua esposa deu entrada no posto de saúde do bairro Colinas, por estar sentindo fortes dores na parte debaixo de sua barriga. Lá foi atendida pela médica Vanessa Ferrarezi Garofalo, que prescreveu soro fisiológico e Buscopan.
Por volta das 11h, Kelly obteve alta médica. Ao levantar e ir até a porta do quarto onde permanecia em observação, a mesma começou a sentir dores na barriga novamente, e teve hemorragia. Kelly ficou deitada aguardando a ambulância, que só chegou ao local às 11h20.
No trajeto até o pronto-socorro da Santa Casa de Votuporanga, Kelly entrou em trabalho de parto, tendo a criança nascido logo que a ambulância chegou ao hospital.
Alessandro ainda contou na ocorrência que foi chamado pela assistente social da unidade, sendo avisado de que o bebê havia nascido sem vida. A profissional entregou a segunda via da declaração de óbito, que foi assinada pela médica Gabriela Silveira Trindade. Foi requisitado ainda exame necroscópico.