Diogo diz que cidade tem que se modernizar
O projeto de revitalização da praça Dr. Fernando Costa e o estacionamento subterrâneo, devem ficar prontos em duas semanas, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini.
Sobre o tombamento, Vicentini explicou para que esta intenção seja realizada, deve existir um estudo profundo sobre o estilo e engenharia da obra, que justificariam ação.
Na praça algumas árvores devem ser trocadas, uma vez que secam e podem até oferecer riscos às pessoas. “Vai ser um projeto novo, assim como foi antes da criação. É um ciclo, tem que ter modernismo”, disse. Ele disse que as pessoas podem ficar tranqüilas, , porque a Igreja Nossa Senhora Aparecida, a Matriz, não será afetada em nada com o projeto.
Na opinião de Diogo, a sociedade deve entender que a cidade está crescendo e alguns pontos devem ser melhorados. “A história se repete: o ex-prefeito Hernani Nabuco enfrentou muitas críticas, foi um tempo difícil, e o prefeito Junior Marão passará por isso também. Muitos criticaram a ideia da nova rua Amazonas, mas hoje a contemplam”, disse. Estima-se que a praça receba iluminação diferente e possivelmente a fonte volte a funcionar com som e movimento das águas. (KB)
Grupo quer tombamento
Estiveram na última terça-feira no Jornal da Cidade, na Rádio Cidade, Aldevir Brunini, Osório Casado e Marlene Naime. Eles falaram sobre o movimento que está sendo realizado para que a praça Dr. Fernando Costa e também a da Igreja Matriz, se tornem patrimônio histórico. Muitos ouvintes participaram, dando suas opiniões e sugestões sobre o assunto. No Facebook existe até página destinada para que as pessoas comentem.
A intenção é recolher assinaturas das pessoas que votam em Votuporanga, para que seja criado um documento para, posteriormente, se tornar um projeto de lei, solicitando o tombamento da praça.
Brunini explicou que pela lei, deve ser recolhido 5% de assinaturas dos 63.343 eleitores, o que significa, aproximadamente, quatro mil pessoas apoiando a iniciativa.
O grupo diz que tem recebido apoio das pessoas, que segundo eles, dizem que a praça é o cartão postal de Votuporanga e não deveria ser modificada.
O grupo luta para preservar a praça, mas estão de acordo que restauração e manutenção pode ser viável, uma vez que algumas árvores têm até cupim. “85% dos moradores são favoráveis à manutenção e restauração da praça. Não queremos que nada seja destruído ou retirado”, frisou Brunini.
Ele explicou ainda que se a praça for declarada como patrimônio histórico, deve ser mantida a estrutura desde a época em que foi inaugurada, ainda na administração do prefeito Hernani de Matos Nabuco. “É deixar da forma como foi concebida, o desenho original, forma e estilo, o piso não pode ser mexido, deve ser mantida as pedras portuguesas, conforme foi concebida”.
Casado destacou ainda explicou que a praça é motivo de orgulho para os votuporanguenses e até para moradores de cidades da região, que sempre vinham tirar fotos em frente à fonte luminosa. (KB)