Atendimentos realizados em Votuporanga constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor; anúncio aconteceu ontem
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A diretora do Procon (Proteção e Defesa do Consumidor), Andréa Tomé, reuniu a imprensa na manhã de ontem para apresentar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2012 (ranking das empresas mais reclamadas do ano passado). O evento aconteceu simultaneamente pelo Ministério da Justiça (Senacon) e pela Fundação Procon de São Paulo, o que fez com que todas as unidades do Procon do Estado divulgassem suas listas no mesmo dia.
Andréa destacou que os atendimentos de Votuporanga em 2012, pela primeira vez, passam a constar no Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor).
Sindec
O Sindec materializa, por meio de uma tecnologia, a política pública que representa um eixo fundamental de integração dos órgãos do SNDC e de fortalecimento da ação coordenada e harmônica entre esses órgãos. Atualmente, o Sindec está em 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com 211 Procons municipais. São 441 unidades que atendem em 292 cidades em todo território nacional.
Somente cinco cidades do interior paulista integram o Sindec: São José dos Campos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Santo André e, agora, Votuporanga.
Com seus diversos tipos de procedimento, o Sindec procura dar aos órgãos de defesa do consumidor diversas alternativas e ferramentas distintas para gestão de seus atendimentos e para implementação da política de enfrentamento dos problemas manifestados pelas demandas individuais de consumidores. Sabe-se que os Problemas que os Procons lidam diariamente são diversos e cada vez mais complexos.
Cadastro de Reclamações
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é formado pelas reclamações finalizadas pelos Procons integrados ao Sindec, no período de 12 meses. Andréia destacou que seu foco de trabalho não é ter um número alto de registros ou processos, mas sim de atendimentos resolvidos na hora. “Queremos resolver rápido, oferecendo atendimento satisfatório ao consumidor”, destacou.
Reconhecimento
Andréia opina que as cidades deveriam contar cada uma com uma unidade o Procon, uma vez que otimiza os trabalhos que visam o direito dos consumidores. “Aqui na região só tem sete cidades que possuem um órgão que defenda este público. Ninguém sai de sua casa para ir até São Paulo para registrar uma queixa contra uma empresa. No interior, isto melhora muito o atendimento. Gostaria que todos os prefeitos pensassem neste atendimento que visa ajudar muito a vida dos moradores”, disse. Em breve, o índice de queixas de registros em Votuporanga, que passaram a integrar o Sindec, estará disponibilizado em um livro.