O papa Francisco aparece no balcão central da Basílica de São Pedro pela primeira vez como Sumo Pontífice
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O novo papa da Igreja Católica é o argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos. Francisco, como ele escolheu ser chamado, apareceu no balcão central da Basílica de São Pedro às 20h14 (16h14 de Brasília) de ontem e, falando em italiano, se dirigiu aos fiéis reunidos na Praça São Pedro. Vestido inteiramente de branco, ele apareceu cerca de 1h20 depois da fumaça branca que anunciou sua escolha. Padres votuporanguenses comentaram a escolha.
Padre Gilmar Antônio Fernandes Margotto, pároco da matriz Nossa Senhora Aparecida, disse que foi uma surpresa boa a seleção do argentino para comandar a igreja. “Foram muitas as especulações, enquanto o papa Francisco passava despercebido, o que mostra a ação do Espírito Santo na igreja, que tem um corpo, uma história e será governada com graça de Deus pelo novo papa”, disse. O pároco votuporanguense ainda ressaltou o sinal de humildade do papa, que se inclinou e pediu que a igreja ore por ele.
O papa Francisco certamente estará no Brasil na Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá entre 23 e 28 de julho deste ano.
Padre Marcio Tadeu Reiberti Alves de Camargo, pároco da igreja Senhor Bom Jesus, pontuou cinco pontos que deixam este momento para a história: a renúncia do papa Bento XVI; a rapidez na realização do conclave, fator que mostra que a igreja tinha definido o perfil do novo papa; o fato de ter sido escolhido um latino americano, sinal de bênção; a escolha de um nome que remete a um grande santo da igreja, Francisco; e a emoção que ele deixou toda a igreja ao se inclinar, em sinal de humildade, e pedir orações.
Pronunciamento
"Irmãs e irmãos, boa noite. O caminho da Igreja da Roma é o caminho de fraternidade e do amor", foram as primeiras palavras de Bergoglio como papa. "Vocês sabem que o dever do Conclave é dar um bispo à Roma, e parece que meus irmãos cardeais foram buscar no fim do mundo", disse na sequência, em referência a seu país.
Ele pediu que os fiéis "sigam um caminho de fraternidade, de amor" e de "evangelização" e um minuto de silêncio: "Rezem por mim e deem-me a vossa bênção".
Francisco, alcunha que homenageia São Francisco de Assis - o santo dos pobres - e nunca tinha sido usada, é o primeiro papa sul-americano. Após suas primeiras palavras, ele pediu uma oração em nome do Papa Emérito Bento XVI e conduziu o "Pai Nosso", reproduzido em coro pela multidão de fiéis. Em seguida, proferiu a bênção Urbi et Orbi (da cidade para o mundo), encerrando, assim, o protocolo oficial do Conclave papal.