Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Amanhã, dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água. Muitas são as ações para poder conscientizar a população sobre este bem natural.
Em Votuporanga, o consumo médio diário por habitante é de 282 litros; em dias frios fica em torno dos 214 litros por dia/habitante. “Hoje, a cidade registra o consumo total de 24 milhões de litros de água por dia e em épocas mais frias do ano, esse número cai para 18 milhões”, explicou o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, em reportagem ao jornal A Cidade.
Na opinião dele, os votuporanguenses gastam água acima do que é preconizado pela ONU (Organização das Nações Unidas). “A ONU afirma que cada pessoa necessita de 120 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene”, disse.
Com base nestes dados, é possível ver que o consumo de água em Votuporanga encontra-se acima do que é considerado ideal por estudiosos do assunto.
“Pequenas medidas podem ser tomadas para que se dê início à conscientização, como por exemplo, tomar banhos mais rápidos, fechar a torneira quando escovar os dentes, usar o balde ao invés da mangueira para lavar o carro, e não usar água tratada para lavar calçadas. Acreditamos que gestos simples como esses ajudam a preservar esse recurso onde cada gota é fundamental”, falou.
De 2010 para 2011, o aumento na conta de água foi de 8,80%; de 2011 para 2012 foi de 6,95% e de 2012 para 2013, 7,52%.“Acredita-se que o baixo valor da tarifa de água praticado na cidade, seja um dos motivos que levem os moradores a gastar acima da média”, comenta Guarizo.
Neste mês, a autarquia está desenvolvendo uma campanha de mídia para enfatizar o consumo consciente do recurso, chamando a atenção da população para evitar o desperdício. Serão divulgadas informações em rádios, veículos impressos e outdoors, além das redes sociais e o informativo da conta de água.
ETE
A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) se mantém em operação, tratando 100% do efluente que chega às lagoas. A estação tem capacidade para receber máxima de 370 litros de esgoto por segundo e, atualmente, recebe 240, o suficiente para atender 100% de Votuporanga. Por hora, a cidade gera aproximadamente 864 mil litros de esgotos. No final de um dia, o número chega a 21 milhões de litros de esgotos.
“No ano passado recebemos engenheiros e estudiosos da Unesp de Ilha Solteira, que vieram à Votuporanga comprovar a Despoluição do Córrego Marinheiro, graças ao sistema de tratamento. As análises foram feitas durante um ano e registrou dados positivos. Dessa forma, o estudo atestou que o Marinheirinho entrou em processo de recuperação”, contou.
Abastecimento de água
Para o abastecimento da população urbana e rural de Votuporanga são utilizados os seguintes sistemas: represa de Captação de Água do Córrego Marinheirinho, Poço Profundo da Vila Muniz, Poços 1 e 2 do Distrito de Simonsen, Poço da Vila Carvalho e o Poço Profundo da Zona Norte.
A represa de captação abastece a região central, atendendo 35% da cidade; o Poço Profundo da Zona Norte, atende outros 30% e o Poço Profundo da Zona Sul, responsável por 35%. A rede de distribuição tem 420 km de tubulação e 33 mil hidrômetros.