Nomes sorteados devem comparecer ao tribunal em três julgamentos do mês de abril; entre os casos, a execução de Camila
Tribunal do Fórum da Comarca está com agenda lotada para júris populares em 2013
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Foram sorteados ontem os nomes de 25 pessoas que devem comparecer ao tribunal do júri da Comarca de Votuporanga para participarem da escolha do Conselho de Sentença em três júris populares. Serão julgados o cúmplice de executar a jovem Camila, na rua Maranhão, o acusado de matar "Pinguinha", em Álvares Florence, e o homem que tentou assassinar, segundo a denúncia do MP, o amásio da ex-mulher na rua Amazonas, em período de comércio aberto à noite.
As 25 pessoas (veja quem são no quadro abaixo) deverão comparecer ao tribunal nos dias estipulados, onde será realizado um novo sorteio. Dos 25, sete formarão o Conselho de Sentença. Caso alguém possa estar no julgamento, os motivos devem ser justificados o mais rápido possível. Quem faltar e não justificar será intimado para dar explicações em 24h. Os julgamentos serão nos dias 5, 12 e 17 de abril.
Crime na rua Amazonas
O primeiro júri popular, no dia 5 de abril, vai julgar a culpa de Antônio Marcos Bucalon, pela acusação de tentativa de homicídio contra Renato Dourado da Silva, em dezembro de 2011. Na época, o crime gerou grande repercussão, pois aconteceu em plena rua Amazonas, no período noturno, quando o comércio estava aberto, com grande movimentação de pessoas. A defesa do réu será representada pelos advogados Gésus Grecco e Douglas Teodoro Fontes. A acusação é de responsabilidade do promotor de justiça João Alberto Pereira. Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime aconteceu no dia 19 de dezembro de 2011, por volta das 21h15.
No texto, o promotor aponta que o acusado, provavelmente por ciúmes, tentou matar a vítima, amásio da ex-companheira dele, com golpes de canivete. Renato foi atingido na região abdominal e sofreu lesões de natureza grave.
Execução de Camila
Os nomes sorteados também vão ao Fórum no dia 12, para o julgamento de um dos envolvidos com a execução da jovem Camila de Jesus Lopes, de 21 anos, morta com tiro na cabeça na rua Maranhão, próximo ao cruzamento com a avenida Prestes Maia, em Votuporanga, no dia 26 de julho de 2012. Vai a júri popular Rogério Schiavo, acusado de ter conduzido a motocicleta ao local onde a vítima estava, levando na garupa o autor dos disparos, um adolescente. Segundo o Ministério Público, Camila foi morta porque no passado, foi testemunha ocular do homicídio de Danitiel Aparecido Fortunato, com trâmite na Vara da Infância e Juventude. Como resultado, o adolescente infrator acabou internado na Fundação Casa, tendo cumprido medida socioeducativa a ele imposta e, de acordo com a acusação, efetuado o assassinato por vingança.
Morte de "Pinguinha"
No dia 17 de abril, será julgado o pedreiro Homero Procópio de Melo, 60 anos, pela acusação de ser o autor do assassinato de Giovani Rodrigues da Silva, o "Pinguinha", de 39 anos. O crime aconteceu no dia 13 de agosto de 2011, no distrito de Boa Vista dos Andradas, em Álvares Florence. Homero é acusado de ter matado "Pinguinha" com vários golpes de faca. Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu após uma briga, que deixou a vítima caída na calçada, em frente à casa do autor. Populares acionaram a Polícia Militar que transportou Giovanni à Santa Casa de Votuporanga, porém, ele não resistiu aos ferimentos, e morreu. Na sequência, o acusado foi preso.
BOX
Confira os 25 nomes sorteados:
Luciana Flores, Alessandra Muniz Silva M. Carvalho, Eliete Aparecida Sforza V. de Paula, José Roberto Silveira Oliveira, Oscar Guarizo, Luiz Antônio Paladini, Fernando Luis Rossini, Ducinéia Biliato Breseghelo, Francisco de Assis Peruca, Dener Ricardo do Nascimento, Rogério Maria Galera Taha, Cibele Cardana Zafani, Rosa Maria Chiqueto, Edson Antônio Pistilli, Nelson Ramos Ribeiro, Altino Regiane Júnior, Márcio Garcia, Camila Santana Vasconcelos, Edmara Cristina dos Reis Cella, José Luis Lançoni, Raphaela da Silva Dutra, Rogério Jorge Diniz, João Carlos do Nascimento, Gislene Maria da Silva Gava, Maria Luísa Carvalho Lisboa da Silva.