Semana, que é considerada Santa, terá várias atividades nas igrejas de Votuporanga para relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo
Semana Santa para os católicos visa lembrar os sacrifícios que Jesus Cristo fez
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
As igrejas católicas de Votuporanga iniciam hoje, com o Domingo de Ramos, as celebrações da Semana Santa. Até domingo, serão realizadas várias atividades para relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
História
Segundo a tradição dos católicos, o Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado em quatro evangelhos: Marcos 11:1; Mateus 21:1-11; Lucas 19:28-44; e João 12:12-19.
Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.
De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo.
O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "príncipe da paz" e não um rei guerreiro.
Em muitos lugares, era costumeiro cobrir de alguma forma o caminho à frente de alguém que merecesse grandes honras. Tanto nos evangelhos sinóticos quanto o Evangelho de João reportam que a multidão conferiu a Jesus esta honraria.
Encenação
Neste ano, a encenação acontecerá novamente na praça da Matriz, na próxima sexta-feira, dia 29, a partir das 19h30, semelhante ao ano passado. A encenação é uma parceria das igrejas Nossa Senhora Aparecida (Matriz) e São Bento, mas fiéis de outras paróquias também participam.
Além de encenar a história, morte e ressurreição de Jesus Cristo baseada na Bíblia, há um trecho no espetáculo em que é trabalhado o tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano é “Fraternidade e Juventude”.