Gildo Ferreira viverá o filho de Deus pelo 8.º ano consecutivo; apresentação acontecerá no próximo dia 29, na Praça Matriz
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Gildo Ferreira viverá Jesus Cristo, pelo oitavo ano consecutivo, na encenação realizada sempre na Sexta-feira Santa, em Votuporanga. Neste ano, o teatro acontecerá novamente na Praça da Matriz, no próximo dia 29, a partir das 19h30, semelhante ao ano passado, possibilitando uma interação maior com o público. A encenação é uma parceria das igrejas Nossa Senhora Aparecida (Matriz) e São Bento, mas fiéis de outras paróquias também participam.
Nesta semana, o jornal A Cidade conversou com Gildo para saber como é a preparação para viver o Filho de Deus.
"Rezo todos os dias para que Deus me dê força para conseguir passar a mensagem que Ele quer. Espero que nós também lutemos para sermos Jesus Cristo em todos os dias do ano”, falou.
Livros da Bíblia que retratam a história de vida de Jesus, como João, Mateus, Lucas e Marcos, são os mais lidos neste período. Além disso, ele coleciona uma série de obras de Augusto Cury, que analisam a inteligência de Cristo, e filmes que retratam sua passagem na Terra. Próximo à encenação, Gildo jejua, pedindo orientação à Deus para transmitir a mensagem. Gildo mora em Votuporanga desde 1988, é solteiro e atualmente é músico da corporação Zequinha de Abreu.
“Não me sinto melhor que ninguém ao fazer este papel, mas sim, pretendo trazer mais pessoas para Deus. Eu sempre assisti às encenações e tinha interesse de fazer Jesus, é uma ligação que não tem explicação. Em 2006, acreditei que estava preparado e me inscrevi, mas duas pessoas estavam na minha frente. Quinze dias antes, recebi um telefonema e comecei a decorar as falas”, disse.
Ele contou que quando está na encenação, sente que está inerte. “É uma energia muito forte, pareço que desligo do mundo"
Sonho de fazer ao vivo
Um dos sonhos de Gilson, assim como o dos demais atores que participam da encenação, é que o teatro seja apresentado ao vivo. Entretanto, devido à dificuldades financeiras e preparação física, a intenção deve ser adiada ainda mais.
Gildo disse que nesta semana o grupo esteve reunido com o pade Gilmar e o prefeito Junior Marão, para solicitar apoio de iluminação, som, palco e até uma arquibancada para que o público possa se acomodar de maneira mais aconchegante e acompanhar o espetáculo. Segundo o ator, o prefeito se prontificou em ceder a arquibancada.
As roupas, acessórios e outros instrumentos foram confeccionados pelos voluntários da igreja. Gildo pediu que, caso alguém tenha interesse, pode entrar em contato na paróquia da Matriz para ajudar na montagem e desmontagem dos cenários.
Neste ano, novamente o público verá a ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo , em efeito especial., o que para Gildo é um dos momentos mais especiais do espetáculo.
Além de encenar a história, morte e ressurreição de Jesus Cristo baseada na Bíblia, há um trecho no espetáculo em que é trabalhado o tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano é “Fraternidade e Juventude”. “Vamos mostrar que os jovens hoje estão ligados às tecnologias, como redes sociais e celulares, e estão se esquecendo de viver a vida. Outros, já escolhem o mundo das drogas e do álcool. Iremos conscientizar que Deus pode preencher qualquer tipo de solidão que temos e Ele está de coração aberto para nos amar”, falou.
Gildo encerra, convidando a todos a para assistirem à encenação. “Somos humanos, temos nossas fraquezas, somos pecadores e precisamos da misericórdia de Deus. Creio que se quisermos, podemos fazer algo para o nosso semelhante, imitando Cristo na Terra todos os dias”.