Leidiane Sabino
O professor João Carlos Ribeiro, do Departamento de Imprensa da Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e professor em Votuporanga, explicou que as escolas não têm infraestrutura para o programa escola de tempo integral e que alguns professores poderão ser removidos ex-offício.
Em 19 de abril pode ser decretada uma greve estadual, causada pela reivindicação de discutir este programa e outros pedidos dos educadores.
“Os espaços físicos das escolas são insuficientes para a implantação deste programa. Aluno não tem que ser ajuntado na unidade escolar. É preciso oferecer atividades para ele, seja esportiva ou cultural. Até mesmo nossas salas de informática deixam a desejar”, falou João Carlos Ribeiro.
Para o professor representante da Apeoesp, tem ainda o problema da higienização. “O estudante precisa tomar banho, escovar os dentes. Para isso, é preciso oferecer espaço adequado”, falou.
A Apeoesp diz ser favorável à educação em tempo integral, mas espera que os objetivos sejam discutidos com os educadores. “Uma escola desagradável gera a aversão do aluno por estudar; em tempo integral eles ficam muito tempo juntos e necessitam de um local confortável e com atividades, senão, podem entrar em conflito. É preciso melhorar os anfiteatros, as quadras esportivas”, ressaltou.