Nascido em Ain ? Ata, no Líbano, ele adotou Votuporanga como sua cidade e deixou marcas de conquistas como a faculdade de Medicina
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Tradicional comerciante da cidade. Um dos pioneiros fundador das lojas Alvorada Tecidos, Alvorada Presentes e Brasilia Modas, no ponto alto do comércio da rua Amazonas, Halim Ibrahim Haddad, foi sepultado na manhã de ontem, às 9h, no Cemitério Municipal. Ele faleceu na madrugada de 1° de janeiro, às 3h35, no hospital São José, em São Paulo, onde encontrava-se sob rigoroso tratamento médico.
Halim foi um defensor das causas de Votuporanga. Ele simbolizou a filosofia daqueles autênticos "patriotas municipais" na defesa intrasigente dos interesses do município.
Filho de Ibrahim Haddad e Nazira Haddad, o comerciante Halim Ibrahim Haddad nasceu no Líbano, na cidade de Ain ? Ata, no dia 13 de fevereiro de 1933. Casado com a senhora Tecla Najla Lian Haddad, ele deixa os filhos Cláudia Lian Haddad, casada com João Batista Pavan; Antônio Carlos Haddad (Tony), esposo de Silmara Friozi Pereira Haddad; e Gustavo Lian Haddad, casado com Márcia Ferreira Aparício; além de quatro netos; e os irmãos Habib Ibrahim (Carlos), Olga, Rachibé, Salua (mora no Líbano) e Abla Haddad (residente na Síria).
Halim Haddad era membro ativo membro da Loja Maçonica "Universal n° 50", foi presidente do Rotary Clube Votuporanga e presidente da Associação Comercial de Votuporanga. O seu corpo foi velado no salão da Loja Maçônica que fez parte, onde recebeu as homengens póstumas da maçonaria, rotarianos e amigos.
Repercussão
Lideranças expressivas da comunidade lamentaram o falecimento do homem que muito contribuiu para o desenvolvimento de Votuporanga.
Para o deputado estadual Carlão Pignatari, Votuporanga perde muito com a ausência de Halim. ?Há muitos anos ele militava na vida privada de Votuporanga, fazendo investimento com suas obras. Espero que Deus o tenha em bom lugar e que seus familiares sejam consolados. Este foi um homem de bem que vai fazer muita falta para Votuporanga?.
O deputado federal João Dado também comentou esta perda. ?Votuporanga está de luto. Halim, querido por todos nós, teve toda a sua história vivida em nossa terra. Meus familiares, já na década de 50, eram amigos do Halim. Ele foi o percursor de uma filosofia para o comércio da cidade crescer e ser gigante como é hoje. Mesmo não sendo um homem público, realizou grandes benefícios para a nossa terra. Gostaria de destacar a sua atuação importante para que tivéssemos o IFSP (Instituto Federal do Estado de São Paulo), que buscou a conquista por meio do então ministro da Educação, Fernando Haddad, que é seu primo. Ele foi fundamental também para que trouxéssemos o curso de medicina para a nossa terra, mesmo não sendo um homem público, fez um trabalho em benefício de Votuporanga?.
O prefeito Junior Marão também lamentou o falecimento de Halim. ?Uma pessoa que conheço desde que era criança, amigo de meus pais, sinto muito sua morte, por aquilo que ele representava para a nossa cidade. Lamento profundamente porque vai deixar um grande legado para Votuporanga. Uma pessoa que escolheu esta terra para viver e tinha um amor incondicional por ela. Nos últimos tempos, ele nos ajudou a conquistar o IFSP, que sem dúvida alguma se deve ao empenho, amizade e parentesco com o Fernando Haddad e agora o curso de medicina. Nos últimos anos, ele nos ajudou muito. Não tinha cargo de prefeito, vereador ou secretário, mas trabalhava muito por nossa cidade, tudo pelo amor a nossa terra?.
O vereador Eliezer Casali, presidente da Câmara Municipal, disse que a notícia da morte de Halim é motivo de muito pesar. ?Foi um homem pioneiro de Votuporanga, que veio com a sua família e aqui se estabeleceu colaborando para o desenvolvimento de nossa cidade. Clama a Deus para que o acolha?.
Curso de Medicina
Uma das últimas conquista da cidade, o curso de medicina da Unifev foi atribuído também a persistência de Halim Haddad. Primo do ex-ministro da Educação (e hoje prefeito de São Paulo), Fernando Haddad, as lideranças politicas e educacionais de Votuporanga outorgaram a Halim a missão de convencer o seu parente ministro da necessidade da implantação do novo curso na grade curricular da Unifev. Halim não deu trégua ao parente. Mesmo nos momentos difíceis da vida, quando a doença já não lhe permitia mais fácil mobilização, Halim viajou seguidas vezes para Brasilia dando força na sustentação do projeto da medicina em Votuporanga. A própria Unifev reconheceu a sua participação na conquista prestando-lhe uma homenagem.
Ainda, junto ao ex-ministro Haddad, Halim foi o embaixador de Votuporanga para viabilizar o IFSP, inaugurado pelo próprio ministro Haddad em 2011. No seu discurso, o então ministro da Educação enalteceu a perseverança de Halim Haddad para viabilizar a construção e implantação da escola técnica que hoje é modelo na cidade.
Halim teve ainda outras empreeitadas em favor da cidade, como o apoio para a construção da recente avenida do Libano, que dá prolongamento da avenida da Saudade até a rodovia Péricles Belini. Halim partiu, mas as suas obras permanecem.
História
Em entrevista ao jornal A Cidade, no dia 8 de agosto de 2010, ele disse o seguinte: ?Eu tive a felicidade de vir para o Brasil, este país que é um paraíso da terra. Cheguei em São Paulo e vim para Uchoa, cheguei em julho de 1951 e comecei a trabalhar com os meus tios. Me adaptei ao clima, aprendi a conviver bem com os brasileiros e fiquei lá até 1952. Como a minha família toda veio do Líbano, meus pais e meus irmãos, eu escolhi uma cidade chamada Votuporanga para adotar como sendo minha terra?.
A escolha se deu devido a um primo, que tinha um bazar na praça. ?Eu gostei muito de Votuporanga por ser pequena, pacata, muito alegre, o povo me recebeu muito bem. Abrimos a Casa Alvorada no dia 7 de abril de 1962. Foi um sucesso e fomos trabalhando, crescendo. Casei em 1968 e tive três filhos, Cláudia, Tony e Gustavo. Nós temos amor pela cidade, porque onde você se sente feliz, você gosta. Onde prospera, você gosta. Eu adoro o Brasil e também Votuporanga, o povo é muito bom?, declarou naquela oportunidade.