Os idosos possuem a sua disposição jogos (dama, dominó, quebra-cabeça, dentre outros), TV, e música
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Centro Dia do Idoso “José Jacob Lopes” atende atualmente 15 pessoas da terceira idade. Sua capacidade total é para 20. Mas a procura é grande. É o que garante a equipe. Desde a inauguração da unidade em setembro do ano passado, foram realizadas 65 visitas domiciliares para inclusão. “Temos idosos passando por triagem para inserção, o que já completariam as vagas em aberto. Outro fato importante que podemos ressaltar é que entre esses 65 casos muitos não atenderam aos critérios de inserção, principalmente o item de semi-dependência”, disseram Roselaine Oliveira da Silva, coordenadora do Centro Dia para o Idoso; Fernanda Paula Magossi Arado, coordenadora da Proteção Básica e Anoel Junior Magri, responsável pela Proteção Especial.
Para participar, o idoso deve residir no município; ter idade igual ou superior a 60 anos; estar em situação de semi-dependência e de vulnerabilidade social ou risco social; atender aos critérios de inclusão dos programas de transferência de renda e pertencer a famílias que não possuam condições de prover os cuidados durante o dia ou parte dele devido trabalho ou estudo.
Atualmente, há 15 profissionais atuando na unidade. "O Centro Dia também está referenciado com o Consultório Municipal “Dr. Joel Pereira dos Santos”, do bairro Colinas e, portanto, contamos com o suporte da equipe de Agentes de Saúde e Médico da Família, que a partir deste mês irá visitar os idosos uma vez ao mês”, disseram.
O idosos chegam às 7h30, onde recebem café da manhã e mais quatro refeições diárias, incluindo jantar. “Temos cronograma diário de atividades recreativas, físicas, lúdicas, de convivência, socialização envolvendo os profissionais de fisioterapia, educador físico, psicólogo. Essas atividades visam contribuir para a manutenção da autonomia e independência do idoso. Há também o horário do descanso logo após o almoço com disponibilidade de dormitórios para os atendidos”, afirmaram.
Os idosos possuem a sua disposição jogos (dama, dominó, quebra-cabeça, dentre outros), TV, e música. Recebem atenção nos cuidados de higiene, banho, locomoção, administração de medicamentos que são realizados por cuidadores e enfermeira.
O horário de saída é a partir das 17h15 até as 18h. Há também cronograma de atividades anual, onde constam o planejamento de atividades externas, como passeios, e atividades de socialização envolvendo a família e a comunidade.