Da Redação
Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro o número de ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil aumenta consideravelmente por conta das chuvas rotineiras da época. Em casos extremos a Defesa Civil pode interditar o imóvel caso apresente riscos aos moradores, como ocorreu na última semana com a família que morava em uma casa na rua Raul Ferreira de Carvalho, no bairro dos Comerciários. Naquela ocasião, as chuvas intensas da noite anterior provocaram o desabamento de parte do imóvel, o que obrigou a Defesa Civil interditar também a casa vizinha.
Para evitar estes acontecimentos trágicos, o engenheiro da Prefeitura de Votuporanga, que também é responsável pelas avaliações de imóveis durante as ocorrências da Defesa Civil, Gustavo Amaral, alerta a alguns sinais característicos que demonstrem riscos ao imóvel. “As rachaduras podem sinalizar algum problema como também o deslocamento de portas e janelas que passarem a apresentar dificuldades ao abrir ou fechar”. A limpeza das calhas também é uma importante ação preventiva. “Muitas vezes uma simples folha ou galhos de árvores podem obstruir a passagem de água causando danos ao imóvel. Por isso é importante fazer a limpeza das calhas periodicamente”.
Amaral disse ainda que o ideal é que a avaliação seja feita por um técnico habilitado. “Qualquer sinal evidente que o imóvel apresentar é importante que o morador ligue para o Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil para que os mesmos avaliem o problema”, explicou o engenheiro.
Ocorrências deste ano
Segundo o coordenador da DC de Votuporanga, Josuel Domingues da Silva, a maioria das ocorrências acontecia nas casas que formavam as favelas do Ipiranga e São Cosme, porém, os barracos já foram demolidos pela Prefeitura que está construindo novas moradias pelo programa de desfavelamento. O coordenador da Defesa Civil alerta que “em casos de inundação ou problemas decorrentes da chuva o morador precisa primeiro acionar o Corpo de Bombeiros, e somente se houver necessidade o próprio Corpo de Bombeiros acionará a Defesa Civil”. O telefone do Corpo de Bombeiros para registro de ocorrências é o 193. A Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria da Cidade, atende pelo telefone (17) 3426-7510 e fica na Rua São Paulo, 3741, junto ao Procon.