A Coacavo (Cooperativa do Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga) foi criada em 1964
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Coacavo (Cooperativa de Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga) completa hoje 49 anos. Será celebrada uma missa às 10h, na igreja Matriz – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para comemorar esta data. Neste último ano, a cooperativa fez diversos investimentos.
De acordo com o presidente, Osvaldo Caproni, a Coavaco ampliou a fábrica de rações, montou uma peletizadora de rações, comprou um posto interno de combustível e recebeu mais 480 cooperados, que hoje são mais de cinco mil.
Osvaldo contou também que a Coacavo terá um livro sobre a sua história, que deve ser lançado no próximo ano.
“Atendemos a todos os cooperados de Votuporanga e região. A Coacavo é referência de mercado e preço e tem apoiado as cooperativas familiares e as entidades filantrópicas do município e região, por meio do projeto “Compra com Doação Simultânea”, que é coordenado pelo vereador Osvaldo Carvalho”, disse Caproni.
Coacavo
A Cooperativa do Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga, a Coacavo, nasceu em 1964, com o objetivo de unir e fortalecer os produtores da região noroeste paulista. Um projeto associativista ousado e pioneiro que tinha como foco a cultura do café, o chamado ouro negro que movimentava a economia de toda a região e impulsionava rumo ao progresso.
Durante as décadas de 1960 e 1970, a cooperativa iniciou um processo de modernização, estruturando-se técnica e administrativamente, com alterações estatutárias e aquisição de novos associados que possibilitaram a construção dos alicerces sob a qual a Coacavo tornou-se líder em toda a região sudeste.
Sempre vislumbrando novos mercados e primando pelo crescimento sustentável de toda a região noroeste, na década de 1980, após seguidas quebras das lavouras de café, a Coacavo inaugura a primeira célula de seu silo graneleiro em Votuporanga, sedimentando sua condição de líder em comercialização de grãos e abrindo novas opções de negócios com o milho, a soja e o sorgo. Hoje, tem mais dois silos (Pereira Barreto e Buritama).
Assim, transformou-se em uma unidade modelo com a mais moderna tecnologia em logística e armazenagem. A diversificação das atividades da cooperativa tornou-se sua marca registrada e seu maior valor.
A Coacavo abriu novas frentes comerciais, dentre elas, a implantação de um viveiro de mudas, que abrange espécies nativas, café e madeiras para reflorestamento, tais como o eucalipto e a teca, tudo com supervisão e acompanhamento técnico de uma equipe de agrônomos.
Além do viveiro, a Coacavo possui uma área com mais de 200mil árvores de eucalipto, projeto que nasceu da necessidade de consumo da própria empresa, para atender a demanda do silo graneleiro e desativadora de soja, mas que hoje atende toda a região e a cada ano aumenta sua participação nas receitas da cooperativa.
Com toda a matéria prima disponível na região, mão de obra capacitada e tecnologia, a Coacavo, mantêm hoje uma fábrica de ração animal, com linhas para suínos, bovinos, equinos, ovinos, caprinos e aves, produtos com qualidade e a garantia da marca Coacavo, que utiliza soja integral de fabricação própria e possui penetração em todo o noroeste paulista.
A estrutura da fábrica de rações Coacavo atende aos produtores com um corpo técnico formado por veterinários, zootecnistas e agrônomos que também atuam junto aos fornecedores de matéria prima.