Previsão foi passada pela secretária de Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Rodolfo, durante coletiva
Uniformes serão entregues, provavelmente, no final de março
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
As aulas da rede municipal começam no dia 1.º de fevereiro. E como sempre, existe a expectativa dos pais em saber quando os uniformes novos serão entregues pela Prefeitura de Votuporanga.
Atualmente a rede municipal de ensino de Votuporanga conta com 14 centros municipais de Educação Infantil (CEMEI); uma escola Municipal de Educação Infantil (EMEI); e 12 centros de Educação Municipal (CEM).
Recebe 6.651 alunos, sendo 3.521 estudantes do Ensino Fundamental (CEM), 15 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 3.025 do Ensino Infantil (CEMEI e EMEI); tem 860 funcionários.
Os uniformes dos alunos da rede municipal de ensino devem ser entregues até março deste ano. Esta foi a previsão passada pela secretária de Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Rodolfo. Na manhã de ontem, ela convidou a imprensa local para apresentar sua equipe de trabalho.
Questionada pelo jornal A Cidade sobre o motivo que levam os alunos a receberem o uniforme logo após o início das aulas, ela explicou que existe uma série de elementos que levam ao atraso. Silvia disse que o pregão para os uniformes começa amanhã, dia 23. A empresa que vencer o pregão, oferecendo o menor valor possível para a respectiva prestação de serviço, será informada no dia 1.º de fevereiro. É estabelecido ainda um prazo para que a empresa meça o comprimento da roupa para a confecção, conforme faixa etária. Passado este período, a empresa tem um mês para entregar as peças, o que pode ser que ocorra no final de março.
Ainda ocorre o atraso porque, na maioria dos casos, a empresa que vence a licitação geralmente é de pequeno ou médio pote. Para atender a quantidade de serviço pedido pela Prefeitura, a empresa acaba terceirizando o serviço, devido à falta de estrutura.
Lembrando que os abrigos, que são distribuídos para que as crianças usem no inverno, são oferecidos apenas a cada dois anos. “O nosso inverno aqui é muito curto, por isso que existe este intervalo”, falou.
Metas
Na oportunidade, a secretária apresentou sua equipe de trabalho, que é formada por Meiriane Castilheri (diretora do Departamento da Educação Infantil); Lucimar Molina (diretora do Departamento do Ensino Fundamental, educação especial e EJA) e na pasta de cultura, continua a diretora Marinês Manhani.
Silvia trabalha na secretaria da Educação há 21 anos. Silvia disse que era assessora direta de Elaine Godói, que depois de quatro anos deixou a pasta para assumir os trabalhos frente ao Senac de Votuporanga. Ela disse que dará continuidade aos trabalhos que foram realizados por ela.
Sua proposta de trabalho frente à pasta é oferecer aos professores e educadores a formação continuada. “Hoje é o que eles precisam, não somente a parte teórica, mas sim, muita prática”.
Disse que neste ano começa o PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), onde um dos objetivos será trabalhar com os alunos do primeiro ao terceiro ano, de forma mais intensa. Comentou ainda sobre as provas que acontecerão neste ano, como o Fundeb, Prova Brasil e Saresp.
Pretende ainda trazer mais bibliotecas para o ensino fundamental e infantil, oficina de artes aos finais de semana para os pais, para que estes estejam ainda mais interados na escola dos filhos.
Neste ano, o CEMEI “Abílio Calile” também será reformado. Haverá ainda a construção de uma creche no bairro Monte Verde, que foi entregue no final do ano.