Eliane disse ainda que, atualmente, a cidade é referência na busca pela qualidade de ensino
Karolline Bianconi
A secretária Eliane Godói falou que o objetivo direto e indireto, seja no Fundeb ou na educação municipal, é proporcionar para as crianças educação com qualidade e direito à inclusão, para que elas possam se desenvolver.
Ela contou que nos últimos quatro anos de trabalho frente à Educação, foram criados vários projetos, como a parceria do projeto Primeiríssima Infância, com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com convênios com a Unifev, e secretarias como Educação, Assistência Social e Saúde.
Eliane disse ainda que, atualmente, a cidade é referência na busca pela qualidade de ensino, tendo ótimos resultados na Prova Brasil, Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), entre outros. Para a secretária, os dados ajudam no marketing que Votuporanga, porém, para ela, o importante é como a criança está na rede municipal.
Ela pede para que os membros do Conselho, além de fiscalizar vários setores da pasta da Educação, possam questionar e trazer propostas para melhorar a educação municipal. “Como estes alunos estão na rede? Como nós estamos trabalhando? Qual é a qualidade do aluno que estamos aprovando para o próximo ano? Temos uma responsabilidade muito grande e o Conselho precisa estar junto”, falou. Ela ainda solicitou que o Conselho pense numa proposta de trabalho para ajudar as crianças a aprenderem na idade certa. “Tínhamos que criar mecanismos para garantir que toda criança aprenda no seu tempo certo. Queremos que o conselho nos ajude, sempre, assim como os pais dos alunos”, falou.
A secretária contou que de 2013 a 2016 será feito um trabalho conjunto entre a Prefeitura e Governo Federal, para que haja a aprendizagem na idade certa. “Este desafio já está no dia a dia, mas hoje ganha proporção de visibilidade no país e ajuda a educar as crianças”, falou.