Karolline Bianconi
Nesta semana, o jornal A Cidade entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo para que fossem divulgados os trabalhos do setor nestes últimos quatro anos. A secretária da pasta, Eliane Godói, não pode atender a reportagem por motivos pessoais, mas todas as perguntas enviadas foram respondidas pela comunicação.
Matrículas
Na primeira semana de novembro, foram abertas as matrículas na rede municipal de ensino. Foram realizadas 208 inscrições para a faixa etária de 3 a 5 anos de idade, que compreende ao Maternal II, Pré I e Pré II. Para a rematrícula, foram 1.687 crianças. "Nesta faixa etária não existe lista de espera, todos os alunos matriculados foram atendidos", destacou a assessoria.
Na última sexta-feira, o prefeito Junior Marão, durante a inauguração do Cemei “Floriano Marzochi”, no Jardim Monte Alto, informou que quer acabar com o déficit das creches no primeiro semestre de 2013. “Em maio, conseguimos atender 100% da demanda nas creches. Mas a procura é crescente. Este ano foi eleitoral e não podíamos abrir concurso nem contratar profissionais. Logo no primeiro semestre, iremos atender todas as 3.500 crianças”, disse.
Ele contou que em 2009 eram 1.900 alunos atendidos. Hoje são 3.100. “Aumentou mais de mil crianças”, complementou. Marão afirmou ainda que durante o seu mandato serão entregues 17 escolas reformadas e ampliadas.
Concurso
A secretaria ainda destaca que para 2013 está previsto concurso público e novas contratações.
Melhorias
Questionada pela reportagem sobre quais são os motivos para haver tanta procura nas escolas municipais, a assessoria da pasta informou que com a ampliação das unidades escolares e material apostilado, a qualidade da Educação melhorou consideravelmente. "Isto tem incentivado os pais a colocarem seus filhos na rede municipal de ensino".
Reformas e ampliações
Para o primeiro semestre de 2013, duas unidades escolares estão no cronograma de reforma e ampliação.
O CEM “Prof. Orozimbo Furtado Filho”, em Simonsen, já está em reforma desde o mês de setembro, com previsão para ser entregue no primeiro semestre de 2013.
Mordidas
Nas últimas semanas, o jornal A Cidade divulgou as agressões de crianças em demais alunos das escolas municipais. As populares “mordidas” teriam despertado nos pais a preocupação em deixar seus filhos nas escolas da Prefeitura; uma mãe chegou até a registrar boletim de ocorrência, alegando que já havia comunicado a escola sobre o que estava acontecendo com seu filho, mas que nada teria sido feito para evitar a situação.
Sobre estes fatos, a assessoria se manifestou. “Em relação às mordidas nas creches, o que a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga já fazia e continua fazendo é a orientação junto aos educadores, pais e crianças. Infelizmente, a mordida faz parte do desenvolvimento infantil. É uma das formas da criança comunicar-se e chamar a atenção. As nossas educadoras estão cada vez mais atentas para evitar este comportamento de nossas crianças”, disse.