Os 422 contemplados com as casas do Residencial Monte Verde escolheram ontem, às 13h, onde vão viver. Eles se reuniram no CSU e foram chamados pelo nome, de acordo com critérios definidos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), responsável pela logística do evento.
Entre as 422 casas, 7% das moradias são destinadas às famílias com membros portadores de deficiências graves e/ou irreversíveis; 5% destinadas ao Programa de Atendimento ao Idoso; 4% destinadas aos policiais civis, militares, agentes de segurança penitenciária e agentes de escolta e vigilância penitenciária; e três moradias destinadas às famílias moradoras em áreas de risco.
As unidades foram escolhidas na seguinte ordem: deficientes, idosos, policiais e, depois, o grupo geral, de acordo com a quantidade de pessoas que compõem o grupo familiar.
O prefeito Junior Marão destacou que este é um momento muito importante para Votuporanga, que garante mais 422 casas para os seus cidadãos. “Moradia é prioridade da Administração Municipal. O aluguel na cidade é muito caro e compromete o salário das famílias. Com essas casas, garantimos um lar e ainda há a possibilidade de diminuir o valor do aluguel no município, já que a oferta vai aumentar”, disse.
Votuporanga já tem garantidas mais 330 casas, que devem ficar prontas em um ano. Para 2013, o prefeito quer mais mil unidades habitacionais, atingindo o objetivo de construir duas mil em quatro anos.
Maria Silva Ribeiro, de 65 anos de idade, vai morar com o esposo, que tem deficiência física. Para ela, a casa foi um presente de Deus. “Estou muito contente, muito alegre. Esta casa é motivo de muita festa”, falou.
Maria de Lourdes Comino de Oliveira tem 60 anos e mora sozinha, mas paga aluguel. “Nunca tive casa própria. Estar aqui hoje é a realização de um sonho”, falou.
Atualmente a obra está em fase de calçamento, instalação de guias e sarjetas, muros de arrimo e pintura externa das casas. Segundo o engenheiro da Secretaria de Obras da Prefeitura que está acompanhando a obra, Eduardo Segobi Pegolo, só falta asfaltar cerca de 10% da área do residencial.
O Monte Verde fica na estrada vicinal Nelson Bolotário. As unidades ficam numa área de 15 alqueires, adquirida pela Prefeitura de Votuporanga ao lado do Residencial Noroeste, com um investimento de mais de R$20 milhões. As casas possuem 52 metros quadrados de área construída, sendo 286 com dois quartos e 136 com três, laje, muro de divisa, esquadrias de alumínio, toda feita em piso de cerâmica, aquecedores solares e azulejo na cozinha e no banheiro.