Em Votuporanga, o câncer de pulmão tem matado várias pessoas; hábito de fumar pode ser uma das causas
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga tem perdido, por mês, somente neste ano, uma média de seis pessoas para o câncer.
Neste ano, até o mês de novembro, a Vigilância Epidemiológica notificou 76 óbitos por câncer. Portanto, por mês, a média de mortes passou a ser de 6,33. Em 2011, foram 82 óbitos (6,83/mês).
Como em 2011, a incidência maior neste ano foi do câncer de pulmão; em seguida, o de mama. As informações foram passadas pela comunicação da Secretaria Municipal da Saúde, a pedido do jornal A Cidade.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulga que o câncer é a segunda causa de morte por doença, no Brasil. Os motivos que levam ao grande número de casos são o aumento da expectativa de vida da população em geral, associada à maior exposição a fatores de risco. O tipo de câncer que mais cresce é o de pulmão, em consequência da propagação do hábito de fumar.
E a doença avança cada vez mais, ano após ano: até 2030, a possibilidade é de 27 milhões de novos casos. Estes números podem ser reduzidos com a prevenção.
Data
Ontem foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.