A abertura do evento foi prestigiada com a presença do presidente da Fiesp, Paulo Skaf
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) realizou na semana passada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, o 17 º Congresso de Radiofusão. O encontro reuniu dirigentes de emissoras de radiodifusão de todo o estado, além de personalidades do meio, como Milton Neves (Band), Eli Correa (Rádio Capital), Haissen Abaki (Rádio Estadão ESPN), entre outros. Durante o congresso os radialistas discutiram a evolução do rádio e suas tendências para o futuro.
A abertura do evento foi prestigiada com a presença do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, do Governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, e do Secretário de Serviços de Mídia Eletrônica do Ministério das Comunicações Genildo Lins. Na oportunidade os diretores da AESP e das demais associações de rádio presentes, reforçaram a tese da flexibilização do horário da " Voz do Brasil " – com a aprovação de Projeto de Lei já trâmitando na Câmara federal e, ainda, a migração das emissoras que operam na faixa de AMs para FMs.
O presidente da AESP Rodrigo Neves, enfatizou sobre as duas reivindicações da categoria e o fortalecimento da classe como essencial para o sucesso destes pleitos. “São questões que nós estudamos e pesquisamos para então propormos algo que entendemos que seja justo. Já vimos que é possível estender as faixas de FMs para abrirmos espaço para as AMs. Quanto a Voz do Brasil, o que pedimos é a flexibilização, ou seja, que os proprietários de cada rádio possa optar pelo horário, entre as 19h e às 22h, para sua emissora retransmitir”, disse.
Em resposta o secretário de Serviços de Mídia Eletrônica do Ministério das Comunicações. engenheiro Genildo Lins, disse que estas questões já estão sendo avaliadas e prometeu empenho no que lhe for cabível. “Já temos conhecimento dessas questões e entendemos que em alguns pontos estamos superados e precisamos mudar. Mas também precisamos ter cautela e contar que o rádio digital é uma realidade para o futuro, o que pode mudar muitos conceitos”, discursou.
Além de debates técnicos, o encontro serviu para comemorar os 90 anos de rádio no Brasil. Em diversos momentos, autoridades e radialistas presentes lembraram de como rádio começou em 7 de setembro de 1922, quando o então Presidente da República, Epitácio Pessoa, transmitiu seu discurso de comemoração do Centenário da Independência por ondas sonoras, por meio de aparelhos especialmente trazidos dos Estados Unidos. Ali começava a história do rádio no País, que com o passar do tempo se tornou o principal veículo de comunicação do povo.
A Rádio Cidade AM de Votuporanga interessada nop processo de migração da faixa AM para FM esteve presente no evento representado pelos diretores radialistas João Carlos Ferreira e Fábio Henrique Bianchini Ferreira.
Na foto:
No Congresso da AESP os radiodifusores: João Carlos Ferreira, Darci Araújo (Fernandópolis), o jornalista esportivo Milton Neves (Band), Carlos Hernandes (Araçatuba), e Fábio Ferreira (Votuporanga).